Ciclo formativo ‘Entre Elas: ativistas periféricas em rede’ selecionará 25 mulheres que atuam em iniciativas de defesa de direitos em periferias da região metropolitana do Rio de Janeiro

Texto e Imagem: Divulgação

Estão abertas até o dia 23 de abril as inscrições para seleção do II Ciclo formativo: “ENTRE ELAS: ativistas periféricas em rede”, uma iniciativa do Observatório de Favelas, através do Programa de Direito à Vida e Segurança Pública. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário. O curso tem carga horária de 32 horas, com aulas presenciais de Direitos Humanos, Formação Política e Fortalecimento das organizações. O programa tem apoio da Open Society Foundations.

A formação vai contemplar 25 mulheres, cis e trans, de origem periférica, com mais de 18 anos, que atuem em iniciativas de defesa de direitos em territórios periféricos da região metropolitana do Rio de Janeiro. As participantes selecionadas terão ajuda de custo para deslocamento durante o curso.

De acordo com Raquel Willadino, diretora do Observatório de Favelas, nesta segunda edição do ciclo de formação Entre Elas, as participantes terão aulas práticas sobre captação de recursos, manejo de ferramentas de comunicação ativista, e entenderão na prática como funcionam os fluxos de proteção e defesa de direitos e incidência política.

“Neste ciclo formativo buscamos contribuir para o fortalecimento de iniciativas de defesa de direitos lideradas por mulheres em periferias e para a proteção destas ativistas.”, explica Raquel. Além disso, esta edição inclui aulas práticas para que as participantes possam exercitar os conteúdos trabalhados nos encontros teóricos.

Os encontros entre as mulheres selecionadas e as facilitadoras pretendem gerar estratégias de incidência política nos temas propostos. Além de direitos das mulheres, formação política, estratégias de proteção e engajamento social, no módulo sobre o fortalecimento institucional, elas terão informações sobre ferramentas de captação de recursos para possibilitar a sustentabilidade das suas organizações e coletivos.

As aulas do II Ciclo Formativo: “ENTRE ELAS: ativistas periféricas em rede” ocorrerão sempre às segundas-feiras de 18h30 às 21 horas, de modo presencial na sede do Observatório de Favelas, na Maré, Rio de Janeiro (RJ).

Conteúdo Programático

AULA INAUGURAL: 08/05 – Programa de Direito à Vida e Segurança Pública

MÓDULO 1:  15/05 Direitos Humanos, Mulheres e as Lutas nas Periferias

Monique Cruz – Justiça Global

MÓDULO 2: Acesso a recursos e ferramentas de fortalecimento institucional

Buba Aguiar e Gelson Henrique – Iniciativa Pipa

29/05 – Encontro Teórico: Ferramentas para captação de recursos

O que é captação de recursos? Quais são os tipos de captação? Como acesso informação sobre editais? Que caminhos percorrer para fortalecer a organização?

05/06 – Oficina prática: vamos preencher nossa iniciativa num edital?  

MÓDULO 3: Engajamento Social

Larissa Amorim – Casa Fluminense

12/06 – Encontro Teórico: Conceitos Básicos sobre comunicação ativista

19/06 – Oficina Prática: manejando ferramentas para comunicar nossa atuação.

MÓDULO 4: Fluxos formais e informais de acesso a direitos e enfrentamentos de violências

Suellen Guariento (Redes da Maré) e Rachel Barros (Articuladas)

26/06- Encontro Teórico: o que s entende por fluxos de acesso a direitos?

03/07- Oficina Prática: Como encaminhar uma situação de violência de gênero no meu território, ou que chega na minha iniciativa? Com quem e quais mecanismos eu posso contar?

MÓDULO 5: Proteção a ativistas

Mônica Sacramento – CRIOLA                                         

10/07 – Encontro Teórico: Minha atuação me expõe a violências?

17/07 – Oficina Prática: Construindo uma cultura de proteção  

MÓDULO 6: Estratégias de Incidência Política

Rachel Barros (Articuladas) e Marina Ribeiro (Articuladora da Coletiva Popular Mulheres da Zona Oeste e Teia de Solidariedade ZO)

24/07 – Encontro Teórico: Incidência Política: O que é? Como fazer? Com quem podemos fazer?

31/07 – Oficina Prática: Vamos incidir politicamente sobre um problema?

MÓDULO 7: Elaboração de produto 

07/08 / e 14/08 –  Encontros práticos para elaboração de produto coletivo