Inscrições podem ser feitas até 19 de fevereiro, através do site benditas.art.br/emcine

Da Redação / Imagem: Divulgação/MundoNegro

Expandir a presença feminina no audiovisual, no intuito de transformar as estatísticas de desfavorecimento de mulheres na ocupação de áreas técnicas da produção nacional e local. É a partir deste mote que o emCINE Online #mulheresnoset será realizado no mês de março, com quatro oficinas online e gratuitas voltadas, exclusivamente, para a capacitação de mulheres (cis e trans). O projeto apresenta formações em Produção de Arte, Figurino, Assistência de Câmera e Técnicas de Som, com carga horária de 15h cada. As aulas, ao vivo, serão realizadas entre os dias 1º e 26 de março.

Ministradas por mulheres com reconhecida trajetória profissional no setor audiovisual, as oficinas serão ministradas por: Camila Ribeiro (Produção de Arte), Diana Moreira (Figurino), Fabíola Silva (Assistência de Câmera) e Marise Urbano (Técnicas de Som).

Além das oficinas, o evento também promoverá quatro lives “uma hora de trELA” trazendo reflexões sobre os temas ligados aos cursos entre os dias 9 a 12 de fevereiro. Com mediação de Sofia Federico, da Benditas Projetos Criativos, os encontros contarão com as presenças das ministrantes dos cursos e de profissionais convidadas: Iomana Rocha (PB/PE), Liz Riscado (BA/SP), Marina Mapurunga (CE/BA) e Rimenna Procópio (MG). As conversas acontecerão no canal do Youtube da Benditas Projetos Criativos.

Processo de inscrição

As inscrições podem ser feitas até 19 de fevereiro, através do preenchimento de formulário disponível no site www.benditas.art.br/emcine. As candidatas passarão por uma seleção, e as contempladas serão comunicadas por e-mail. A frequência de 75% nas aulas garantirá emissão de certificado. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas por oficina, alcançando um total de 160 mulheres.

Poderão se inscrever estudantes ou profissionais de qualquer área, interessadas em conhecer ou aprofundar conhecimentos em setores técnicos do audiovisual. A idade mínima para participação é de 18 anos. O programa é voltado exclusivamente para mulheres residentes na Bahia, com prioridade para o interior e/ou em região de vulnerabilidade social ou baixo IDH.

Mais mulheres no set

Sob coordenação geral de Tatti Carvalho, da Benditas Projetos Criativos, o emCINE visa oferecer uma formação qualificada, para capacitar mulheres em funções técnicas estratégicas e essenciais num set de filmagem, contribuindo para a ampliação da participação feminina nestes ofícios. Dessa forma, o projeto pretende contribuir por mais igualdade de gênero no setor, dominado por homens brancos, conforme apontam pesquisas da Ancine (2016) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA).

As quatro oficinas preveem uma imersão teórica e atividades práticas, com um momento inicial para a exploração de conceitos, e outro com estudos de caso e exercícios que colocam a mão na massa.

Oficinas emCINE Online #mulheresnoset

Produção de Arte com Camila Ribeiro: 1º a 5 de março

Figurino com Diana Moreira: 08 a 12 de março

Assistência de Câmera com Fabíola Silva: 15 a 19 de março

Técnicas de Som com Marise Urbano: 22 a 26 de março

Inscrições gratuitas até 19 de fevereiro de 2021

Formulários disponíveis em: benditas.art.br/emcine