Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paciente denuncia humilhação, exposição pública e comentários racistas durante consulta em Unidade de Saúde do Rio de Janeiro

O atendimento ocorreu em unidade de saúde de São Gonçalo, após o episódio o médico foi demitido
Imagem: Prefeitura Municipal de São Gonçalo

Por Patrícia Rosa

O que deveria ser um atendimento de cuidados médicos se tornou um momento traumático após uma conduta racista contra uma paciente de 57 anos, na Unidade de Saúde da Família Jardim Catarina, da Rede Municipal de Saúde de São Gonçalo (RJ). O médico responsável pelo atendimento foi demitido após ser denunciado por constrangimento, comentários depreciativos e violação de privacidade contra a auxiliar de creche Symone Cordeiro, que esteve na unidade no último dia 8 de janeiro para solicitar exames de rotina relacionados ao acompanhamento de uma cirurgia bariátrica.

Segundo o relato da vítima ao portal G1, o médico não teria permitido que o atendimento fosse realizado com a porta da sala fechada, mesmo que outros pacientes tivessem recebido atendimento com privacidade. Ainda de acordo com o relato, o médico atendeu Symone em voz alta, expondo-a às pessoas que estavam na unidade. Ele também teria feito questionamentos depreciativos à paciente, perguntando por que ela não havia penteado os cabelos. O servidor ainda teria comparado o cabelo da vítima com o de uma funcionária da clínica, que entrou na sala para orientar o médico a atender a paciente com a porta fechada.

“Tudo o que eu perguntava, ele respondia alto, para todo mundo do lado de fora ouvir. Eu me senti humilhada. Saí de lá de cabeça baixa. Cheguei em casa com a pressão alta, o coração disparado e crise de ansiedade. Passei duas noites sem dormir, chorando. Até agora estou muito abalada. Senti minha privacidade sendo invadida”, relatou a paciente.

No final da consulta, o médico teria pedido desculpas pelas “brincadeiras”. O crime foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI).

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress