O Afroya Tech Hub acaba de lançar a pesquisa que tem como objetivo apresentar uma análise abrangente capaz de nortear agendas afirmativas

Texto: Divulgação

No dia 11 de agosto foi lançada, pelo Afroya Tech Hub, a pesquisa Quem Somos: Mapa de Talentos Negros em Tecnologia. O estudo pretende apresentar uma aprofundada análise sobre talentos negros em tecnologia no Brasil e com isso fazer um retrato de abrangência nacional que norteará com assertividade a realização de agendas afirmativas exclusivas para a população negra no ecossistema de tecnologia.

O mapeamento tem dois objetivos principais: 1) conhecer a demografia, em quais ecossistemas atuam e com quais tecnologias, quais as percepções acerca de ações afirmativas no ambiente corporativo e quais empresas se destacam na pauta; e 2) fornecerdados quantitativos e qualitativos como legado para o desenvolvimento de ações, projetos e políticas afirmativas relacionadas a pessoas negras, também a longo prazo e priorizando a agenda ESG (Environmental, social and Governance).

Para Andreza Rocha, CEO da AfrOya Tech Hub, a sociedade está entrando num momento de mais maturidade acerca das ações relacionadas à Diversidade e Inclusão racial no mercado de trabalho. Assim, a visibilidade que os dados vão trazer, vem com a responsabilidade de criar projetos mais sólidos e consistentes, na área de maior concentração de oportunidades.

“A tecnologia tem um papel fundamental de emancipação, ascensão social e econômica desta população e precisamos redesenhar essas narrativas.”, afirma. “Conhecer o nosso mercado vai contribuir proativamente e positivamente para a construção de estratégias alavancando também a economia do país num setor pujante com diversas possibilidades de investimento”.

A coleta das respostas ocorre até setembro através do formulário disponível nesse link e o resultado da pesquisa será apresentado no dia 12 de novembro de 2022 durante o evento Afroya Tech Conf.