Os novos episódios desta temporada terão como convidadas intelectuais e protagonistas do feminismo negro

Texto e Imagem: Divulgação

A quinta edição do ‘Mulher Com A Palavra’ segue até outubro deste ano, com mais dois novos episódios, sempre no último domingo de cada mês, às 18h, no canal do YouTube do Projeto e também na TVE. No encontro do dia 26 de setembro, o projeto falará sobre ‘Mulheres e Ciência’. Para dialogar sobre este assunto, o programa receberá como convidadas Carla Akotirene, mestra e doutoranda em estudos feministas, e Sônia Guimarães, a primeira mulher negra brasileira doutora em Física. As personalidades discutirão sobre as importantes contribuições das mulheres no meio científico brasileiro e mundial, a despeito de serem minoria e muitas vezes não reconhecidas.

Segundo um levantamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), apenas 30% das vagas de cientista em todo o mundo são ocupadas pelo público feminino.

Já a última exibição da temporada, prevista para ir ao ar no dia 31 de outubro, vai trazer as perspectivas de artistas negras sobre o presente e apontando para o futuro, ultrapassando barreiras espaço-tempo, em ‘Afrofuturos’. Marcarão presença no episódio, a fundadora da Inventivos, plataforma de aprendizagem para o futuro do trabalho, Monique Evelle, a cantora Margareth Menezes e a rapper, historiadora, turbanista e escritora Preta Rara. As artistas vão contar como os desdobramentos do conceito de afrofuturismo servem para provocar conversas entre mulheres pretas brasileiras, de diferentes idades e trajetórias, diaspóricas, com identificações. Neste contexto, a estética afrofuturista representa também uma libertação de estigmas e novas ferramentas de expressão e transformação.

“Nesta segunda etapa do projeto, levaremos ao palco mulheres que empreendem em suas próprias carreiras e negócios, criando essas possibilidades de transformações no mundo”, afirma a produtora executiva Fernanda Bezerra, fazendo referência as convidadas Carla Akotirene, Sônia Guimarães, Monique Evelle, Margareth Menezes e Preta Rara, nomes que dão vozes à ciência e ao afrofuturo no país. De acordo com ela, na primeira fase desta nova temporada o ‘Mulher com a Palavra’ já alcançou mais de 100 mil pessoas com acesso à TV e internet em todo Brasil.

O projeto conta com direção de Dayse Porto, produção executiva de Fernanda Bezerra, roteiro de Marília Moreira e Paula Janay, e apresentação da jornalista Rita Batista. A iniciativa é realizada a partir da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da Novelis e da Avon, o apoio da Bahiagás e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia e realização da Maré Produções Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal/Pátria Amada Brasil.

.

Serviço:

  • O que? Projeto Mulher com a Palavra – 5ª edição
  • Onde? TVE Quando: Nos domingos 26/9 e 21/10, das 18h às 19h
  • Quem? Rita Batista e convidadas especiais 

Programação:

  • 26 de setembro | Mulheres e Ciência – Sônia Guimarães e Carla Akotirene
  • 31 de outubro | Afrofuturos – Monique Evelle, Margareth Menezes e Preta Rara