Segunda edição da Residência Artística Travessia pretende impulsionar a presença negra e indígena no futuro da arte contemporânea

Para promover a presença negra e indígena no futuro da arte contemporânea brasileira, a residência Travessia chega para sua 2ª edição na Refazenda Rio Xopotó, distrito de Desterro do Melo em Minas Gerais.

São sete artistas de diversas regiões brasileiras para imersão gratuita de um mês na Refazenda Rio Xopotó (MG)

Texto: Divulgação

Imagem: Vitória Leona

Para promover a presença negra e indígena no futuro da arte contemporânea brasileira, a residência Travessia chega para sua 2ª edição na Refazenda Rio Xopotó, distrito de Desterro do Melo em Minas Gerais. Entre os dias 23 de julho a 23 de agosto, a iniciativa recebe sete artistas de diferentes regiões brasileiras para uma imersão de 30 dias de criação, liberdade e desenvolvimento artístico, através de atividades como passeios locais, workshops e oficinas.

A imersão acontece de forma gratuita e oferece todos os materiais necessários para a criação e desenvolvimento dos artistas. Nesta edição a Residência Artística Refazenda Rio Xopotó passa a se chamar Travessia e conta com Ivy, uma artista de 12 anos que promete ensinar tanto quanto aprender com o seu talento e olhar ainda tão curioso sobre o mundo.

“Desde a edição de 2021, nós estamos nos planejando para que a residência se torne um evento anual, com mais estrutura e suporte para que os artistas possam criar sem limitações. Antes de qualquer coisa, nós perguntamos a cada um deles quais materiais precisam, assim, não é necessário trazer nada além de sua criatividade”, conta Aniké Pellegrini, realizadora do projeto.

Durante o período na Travessia os artistas também aprofundam sobre sua existência, trocam experiências e participam do dia a dia da Refazenda, desde colheitas nas hortas, até banhos de sol e cachoeira. A alimentação fica este ano por conta do Chef Lucas Abreu, seguindo as premissas de aproveitamento máximo dos ingredientes e alimentação consciente.

O grupo também fará visita à Semana Criativa de Tiradentes e Festival Meca Inhotim, em parceria com o evento e apoio da Prefeitura de Desterro de Melo. Com o apoio da marca Mancha Orgânica, os artistas da residência ministrarão uma oficina de experimentação artística para crianças da cidade.

A 2ª edição da Residência Travessia conta com o patrocínio e apoio logístico de algumas marcas e empresas como a Fundação Be The Earth, We.Light, Flow.IN, Barkus e Positi.va; marcas nacionais de tinta Joules&Joules e Poética do Habitar, e de bebidas Baer Matte. Além da Gamblin, empresa de Portland (EUA), que apoiou a realização da residência com o envio de tinta óleo e outros materiais a serem utilizados nas imersões, e a papelaria da Universidade Federal de Minas Gerais que também contribuiu para a realização do evento.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *