Texto: Divulgação

Imagem: Rafael Martins

A artista mirim Lilica Rocha é atração confirmada do Encontrão Afetivo para encerramento do Projeto Meu Crespo é de Rainha e de Rei. O evento, realizado pelo Coletivo Cacos, ocorre no Teatro Eliete Teles, em Itinga, no dia 18 deste mês, às 10h. A programação inclui ainda roda de conversa sobre Infância e Empoderamento. 

As atividades do projeto tiveram início em setembro do ano passado. Foram realizadas vivências afetivas em dez espaços culturais de Salvador e Região Metropolitana. Para fortalecer a identidade étnico e racial, crianças acompanhadas dos responsáveis, tiveram acesso à contação de histórias, intervenção cênico-musical, oficina artística de auto-retrato, oficina de autocuidado para cabelos crespos e sessão fotográfica. Ao final, fotos e auto-retratos foram transformados em exposição artística e fotográfica, durante os meses de novembro e dezembro.

O objetivo do Encontrão Afetivo é reunir crianças e responsáveis participantes do projeto a fim de resgatar e celebrar os resultados da iniciativa que conseguiu fomentar caminhos para desconstruir processos de auto-rejeição do cabelo crespo entre crianças negras.  

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura,  Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.