As atividades de agosto contam com show de Belatriz e DJ Belle e as oficinas de Escrita Criativa e Performance Poética. As ações são só o começo da programação, que vai até novembro

Da Redação

Na próxima sexta-feira (5), a Casa Preta Espaço Cultural, em Salvador (BA), recebe o evento de abertura da celebração de cinco anos do Slam das Minas BA. A entrada é gratuita, e o público poderá apreciar a energia que é participar de um Slam, onde mulheres que compartilham suas vivências recitando poesias.

O evento de abertura é a 1ª batalha de poesia do ano com show de Belatriz e DJ Belle. A novidade é que dentre a programação gratuita, estão as oficinas literárias de Escrita Criativa com Ludmila Singa e Amanda Timóteo (Slam das Minas – PR) e de Performance Poética com Negafya e Luz Ribeiro (Slam das Minas – SP). As inscrições para participar das oficinas. Toda programação vai acontecer na Casa Preta Espaço de Cultura.

Além das tradicionais batalhas de poesia, o projeto destina uma vaga por Slam para poetas do interior do estado, com transporte, hospedagem e alimentação pago pelo Slam das Minas. As inscrições seguem até a próxima segunda (01).

Para Ludmila Singa, co-fundadora e slammaster, olhar a trajetória do Slam das Minas e perceber que são cinco anos de existência, mobilizando projetos mesmo durante a pandemia de covi-19 e realizando eventos virtuais, é motivo de orgulho. “É olhar para esse legado e sentir orgulho da nossa história, porque apesar de infelizmente muitos slams terem interrompido suas atividades na pandemia, o SDM-BA ficou firme. E poder comemorar essas conquistas com uma série de eventos presenciais é o melhor presente que poderíamos ter”, celebra.  

O Slam das Minas BA surgiu em 2017, com a proposta de criar um espaço que proporcione o protagonismo das mulheres negras e periféricas na literatura através do slam.

O projeto foi contemplado pelo edital setorial de literatura 2019, e tem apoio financeiro através do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

AGENDA:

5 de Agosto | 1ª edição do ano da Batalha do Slam das Minas – BA + Show de Belatriz e DJ DMT

7 de Agosto | Oficinas de Escrita Criativa com Ludmila Singa e Amanda Timóteo (Slam das Minas – PR) e de Performance Poética com Negafya e Luz Ribeiro (Slam das Minas – SP)

10 de Setembro | 2ª edição da Batalha do Slam das Minas – BA + Show 

8 de Outubro | 3ª edição da Batalha do Slam das Minas – BA + Show 

4 de Novembro | Evento de lançamento do livro SDM – BA + Show