Texto: Divulgação
Com o objetivo de valorizar e refletir sobre a negritude no Brasil, fortalecer debates raciais, sociais e históricos através do cinema, a segunda edição da Mostra Itinerante de Cinema Negro Semente tem inscrições abertas até o dia 16 de setembro. Podem ser inscritos filmes nacionais, curtas, médias e longas-metragens finalizados a partir de 2021, dirigidos ou co-dirigidos por pessoas pretas, pardas e povos tradicionais, como indígenas, ribeirinhos, ciganos e quilombolas. A inscrição pode ser realizada virtualmente, através do link.
Na primeira edição, foram exibidos filmes de diversas regiões do país em comunidades quilombolas no sertão do Pajeú (PE). A mostra passou por comunidades do estado como Quilombo do Caroá, em Carnaíba, e Varzinha dos Quilombolas, em Iguaracy.
A atual edição acontecerá entre os dias 4 e 9 de novembro e levará sessões de cinema, apresentações culturais e formações para as mesmas comunidades quilombolas no Pajeú. O evento visa promover a troca de experiências e o fortalecimento de laços entre as comunidades e a produção cinematográfica negra.
A organização acredita que o audiovisual é uma ferramenta poderosa para fortalecer discussões raciais, sociais e históricas na região, em diálogo com diversos lugares do Brasil. O objetivo é ser uma semente do cinema nessas comunidades, que possuem uma relação profunda com a natureza em seu cotidiano. A experiência audiovisual é reconhecida como um meio de promover reflexão, mobilização e inclusão social. Devido a isso, a organização afirma que a realização da Mostra em comunidades rurais quilombolas busca incluir essas comunidades na vivência com o cinema e suas possibilidades.
A Mostra é organizada pela Pajeú Filmes, com apoio da Sagaz Produções e incentivo do Edital de Ações Criativas do Audiovisual da LPG/PE 2023. O evento também conta com o financiamento da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo de Pernambuco.Demais informações podem ser obtidas no Instagram da Mostra ou pelo e-mail mostraitinerantedecinemanegro@gmail.com.