Plataforma Semiótica Antirracista lança curso sobre Teorias da Imagem

A Plataforma Semiótica Antirracista está com inscrições abertas para o curso Epistemologias da Imagem, que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, das 16h às 18h. Com certificado de 4h, o curso vai abordar um histórico das teorias da imagem e metodologias possíveis para análise dos discursos imagéticos-midiáticos na contemporaneidade.

Atividade acontece nos dias 15 e 16 de maio, totalmente online, com certificado de 4 horas

Texto e Imagem: Divulgação

A Plataforma Semiótica Antirracista está com inscrições abertas para o curso Epistemologias da Imagem, que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, das 16h às 18h. Com certificado de 4h, o curso vai abordar um histórico das teorias da imagem e metodologias possíveis para análise dos discursos imagéticos-midiáticos na contemporaneidade.

As sociedades humanas sempre foram mediadas simbolicamente por imagens, mas a contemporaneidade é o cenário onde o fenômeno fica mais evidente. Com o advento das redes sociais e a popularização do acesso aos dispositivos móveis de telefonia e navegação na internet, as imagens cumprem um papel cada vez mais forte de mediação das relações sociais.

Com a pandemia do Coronavírus, cresceu exponencialmente a utilização das mídias e portanto, o contato com imagens de toda a ordem, sobretudo as mediatizadas. Um levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação no Brasil constatou que usuários de serviços de filmes e séries online subiram de 50% para 53% nas classes AB, de 29% para 41% na classe C e de 11% para 32% nas DE.

As imagens constituem o ambiente simbólico das disputas de poder, da estruturação de tiranias e das lutas contra-hegemônicas. Base do imaginário coletivo, as imagens estão cada vez mais no centro das discussões sobre problemáticas importantes na sociedade contemporânea, como as lutas por direitos humanos, a saúde mental, a discussão sobre estética e beleza, o combate às opressões como o racismo, o machismo, o capacitismo e a LGBTfobia.

O curso Epistemologias da Imagem é a terceira realização da Plataforma Semiótica Antirracista, fundada pelas(os) jornalistas e pesquisadoras(es) Bruna Rocha e Cássio Santana. A plataforma já colocou na rua outros dois cursos, entre eles, Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica, que alcançou um público total de mais 800 pessoas ao longo de sete edições.

Inscrições

As inscrições serão por meio de formulário e serão confirmadas por e-mail, após confirmação de pagamento no valor de R$ 100,00.

Como será o curso?

Dia 15/5Aula expositiva: I – Semiótica e imagem. Imagem e discurso. Imagem e poder, entre o inconsciente e o simbólico. Imagem e midiatização; II –  Imagem e sentido nos meios de comunicação. Imagens  e informação. Imagem e mordenidade. A imagem enquanto espaço aberto de conflito e lutas. Memória e imagem. O enquadramento das imagens. Imagem e estratégias sensíveis

Dia 16/5Aula metodológica: Apresentação de categorias, operadores teórico-metodológicos e estratégias de análise de imagens-midiáticas pré-selecionadas e indicadas na ementa.

PROFESSORES (AS)

Bruna Rocha é jornalista, escritora, ativista e pesquisadora. É Assessora de Comunicação do Corra pro Abraço, programa de Redução de Danos do Governo do Estado da Bahia. Doutoranda e mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA), pesquisa a relação entre discurso, mediatização e acontecimento, a partir da cobertura do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.  Foi diretora de Mulheres da UNE e secretária de Mulheres do Coletivo Enegrecer. Coordenou o 7° Encontro de Mulheres Estudantes da UNE, em 2016. É idealizadora e uma das coordenadoras do curso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica.

Cássio Santana é jornalista, escritor, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso (Cepad/UFBA). Pesquisa Análise do Discurso e Teorias da Comunicação, com interesse na construção dos discursos sociais. Jornalista da Editoria de Política do Jornal A Tarde. É um dos coordenadores do curso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica.

SERVIÇO

O que é? Curso Epistemologias da Imagem

Quando? 15 e 16/05, das 16h às 18h

Onde? Google Meet

Investimento: R$100

Informações: semioticantirracista@gmail.com

Inscrições: https://forms.gle/MRHU6FPSjxxGK1zU6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *