Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

13 crianças já foram vítimas de violência armada na Bahia só em 2023

Impactos de operações policiais na vida de crianças e adolescentes são observadas em todo o país. Na Bahia, só em 2023, foram registradas 13 crianças vítimas da violência armada, segundo Instituto Fogo Cruzado.

Impactos de operações policiais na vida de crianças e adolescentes são observadas em todo o país. Na Bahia, só em 2023, foram registradas 13 crianças vítimas da violência armada, segundo Instituto Fogo Cruzado.

Por Andressa Franco

Imagem: Reprodução Correio

No primeiro dia de outubro deste ano, mês em que se comemora o Dia das Crianças, o Instituto Fogo Cruzado registrou a 13ª criança vítima da violência armada em Salvador e região metropolitana em 2023: três mortas e 10 feridas.

Na Bahia, nomes como os de Geovanna Nogueira, Joel Castro, Mirella Barreto, Micael Menezes, Ryan Andrew e Gabriel Silva se somam em uma longa e triste lista de crianças assassinadas em operações da Polícia Militar ao longo dos anos. 

Das 13 crianças, quatro foram baleadas enquanto ocorriam operações policiais e quatro foram baleadas em meio a disputas entre grupos armados. Cinco das vítimas foram registradas como atingidas por “bala perdida”, sendo que entre elas quatro foram atingidas em ações policiais.

Março foi o mês que mais acumulou casos de crianças baleadas, com cinco crianças feridas, e julho, o mês de registro da primeira morte. Em julho, o Instituto registrou a morte de Gabriel Silva da Conceição, de 10 anos, baleado no rosto na porta de casa, durante uma ação policial no município de Lauro de Freitas.

Verifique a lista de crianças baleadas na Bahia em 2023:
  • 26/02, Menino, 2 anos – Ferido por bala perdida durante ação policial na localidade da Fonte do Capim, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.
  • 03/03, Menino e menina de 7 anos e menino de 9 anos – Feridos durante um evento de rua tipo “paredão”, na localidade do Alto do Macaco, no bairro Beiru Tancredo Neves, em Salvador.
  • 30/03, Menina, 4 anos – Três pessoas de uma mesma família foram mortas e uma menina foi ferida por arma de fogo dentro de casa, no bairro do Parque Verde II, município de Camaçari.
  • 31/03, José Pedro Nascimento, 6 anos – Ferido por bala perdida dentro de casa, durante uma ação policial na localidade do Buracão, no bairro de Beiru Tancredo Neves, em Salvador.
  • 21/04, Douglas de Jesus Silva, 6 anos – Ferido em via pública por bala perdida durante ação policial no bairro da Saramandaia, em Salvador.
  • 30/06, Menina, 6 anos – Ferida por bala perdida em um tiroteio em meio a disputa, que deixou um morto e 4 baleados no Alto das Pombas, em Salvador.
  • 23/07, Gabriel Silva da Conceição Júnior, 10 anos – Morto por uma bala perdida na porta de casa, durante uma ação policial em Portão, Lauro de Freitas.
  • 20/08, Bryan Cerqueira Galvão, 1 mês de vida – Morto junto a três homens na localidade de Tubarão, no bairro de Paripe, subúrbio de Salvador.
  • 20/08, Criança não identificada, 2 anos – Ferida em um ataque no bairro de Coutos, subúrbio de Salvador.
  • 23/09, Criança não identificada, de nome e idade não revelados – Ferida em um ataque no bairro Caboclo em Pojuca.
  • 01/10, Sarah Sofia, 6 anos – Morta dentro de casa com um tiro na cabeça, por um grupo de homens armados, no bairro da Mata Escura, em Salvador

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress