Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Justiça determina ampliação de vagas para candidatos negros em concurso da Marinha

Ofertando 24 vagas em 13 áreas, o concurso disponibilizada apenas duas para cotas raciais, o que foi revertido para cinco vagas a partir de ação judicial
Imagem: Reprodução/Marinha do Brasil

Da Redação

Em meio a irregularidades na disponibilidade de vagas para candidatos negros, a Justiça determinou à União alteração de edital do concurso público para ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha, previsto para acontecer em 30 de junho deste ano. A decisão definiu que  os 20% reservados para pessoas negras seja calculado a partir do número total das vagas disponibilizadas e não por especialidades, em consonância com a Lei nº 12.990/2014.

O edital oferece ao todo 24 vagas de engenheiro em 13 áreas e apenas duas das oportunidades estavam voltadas para cotas raciais. No entanto, a partir da decisão proferida no último dia 20 de maio pelo juiz Germano Alberto Júnior, da 1ª Vara Federal de Criciúma, a União foi intimada no dia 22 do mesmo mês para cumprir liminar que exigia a disponibilização de cinco vagas para candidatos negros no concurso de Engenheiros da Marinha. No dia 24 de maio foi anunciada a retificação do edital. 

O posicionamento do juiz levou em consideração precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que entendem não ser permitida a divisão das vagas por especialização desrespeitando a política de ação afirmativa.

Com informações do Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress