Texto: Divulgação
Organizações do movimento negro realizam, nesta sexta-feira (17), uma mobilização nacional por uma Ministra Negra no Supremo Tribunal Federal (STF). Os atos acontecerão simultaneamente em três capitais: Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), reunindo lideranças, coletivos e organizações de todo o país em defesa da reparação histórica e da democratização do sistema de justiça brasileiro.
Em Salvador, a concentração será às 16h, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. No Rio de Janeiro, o ato acontece a partir das 16h, na Rua do Lavradio, na Lapa, em frente ao Mural por uma Ministra Negra no STF (obra que simboliza a luta pela presença negra na mais alta Corte do país). Já em São Paulo, a concentração será às 16h30, no MASP (Avenida Paulista), com partida às 17h.
A mobilização marca a retomada da campanha nacional “Ministra Negra Já!”, lançada em 2023, quando organizações negras reivindicaram pela primeira vez a nomeação de uma mulher negra para o Supremo. Agora, com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, o movimento reforça o apelo para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouça as vozes do movimento negro e faça uma indicação que reflita a pluralidade e a diversidade do povo brasileiro.
Em seus 134 anos de história, o Supremo Tribunal Federal nunca teve uma ministra negra, o que representa uma lacuna política e simbólica inaceitável. A ausência de mulheres negras na Corte é reflexo de um sistema de justiça que ainda não reconhece plenamente a intelectualidade, competência e o protagonismo das mulheres negras na construção da democracia brasileira. A indicação de uma ministra negra é, portanto, um ato de reparação e compromisso com o futuro do país.
A mobilização é construída por diversas organizações e articulações do movimento negro, entre elas o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN), Coalizão Negra por Direitos, Instituto de Juristas Negras (IJN), Mulheres Negras Decidem, Odara – Instituto da Mulher Negra, AGANJU, Comitê Nacional da Marcha de Mulheres Negras e outras entidades e coletivos de mulheres negras que vêm somando esforços para transformar o sistema de justiça em um espaço verdadeiramente democrático e representativo.
Atos pela nomeação de uma Ministra Negra no STF:
SALVADOR (BA)
Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Largo do Santo Antônio Além do Carmo
Concentração: 16h
RIO DE JANEIRO (RJ)
Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Rua do Lavradio, Lapa – em frente ao Mural por uma Ministra Negra no STF
Concentração: 16h
SÃO PAULO (SP)
Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
MASP – Avenida Paulista
Concentração: 16h30 | Saída: 17h