Por Jamile Novaes
Na tarde da última segunda-feira (20), Christina Maciel Oliveira, mulher trans de 45 anos, foi assassinada pelo ex-companheiro na Rua Padre Pedro Pinto, via movimentada da região de Venda Nova, em Belo Horizonte (MG).
Câmeras de segurança do comércio local flagraram o momento em que Matheus Henrique Santos Rodrigues, de 24 anos, desferiu socos e pontapés contra a vítima, deixando-a desacordada na calçada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, mas a vítima não resistiu às agressões e veio a óbito ainda no local.
Preso em flagrante pelo crime de feminicídio, Matheus contou aos policiais militares que Christina queria o fim do relacionamento e tinha pedido que ele saísse da casa em que moravam. Afirmou ainda que não aceitava o término e, por isso, os dois vinham tendo discussões com frequência.
À imprensa, pessoas próximas contaram que Christina foi expulsa de casa ainda muito nova e teve uma vida marcada por violências. Ainda assim, se tornou mobilizadora social e realizava um trabalho de educação popular em saúde. Era referência por sua atuação em projetos comunitários com foco no cuidado voltado às pessoas trans e travestis.
“Se hoje eu tenho um teto para morar, uma cama para dormir, uma comida para comer, uma água quente para me banhar, se eu não me encontro mais em situação de rua, foi graças a ela, ela que me encorajou”, contou a amiga Gabrielly Elisa ao G1/TV Globo.
O corpo de Christina foi enterrado na tarde desta terça-feira (21), no Cemitério Belo Vale, em Santa Luzia, na região da Grande BH.
Brasil lidera ranking de letalidade contra pessoas trans e travestis
De acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), foram registradas 122 mortes de pessoas trans e travestis no país só em 2024. A pesquisa revelou ainda que a maior parte das mortes são de mulheres trans jovens, pretas, pobres e nordestinas, muitas delas assassinadas em vias públicas, com excesso de violência e requintes de crueldade. Pelo 16º ano consecutivo, o Brasil lidera o ranking global de assassinatos cometidos contra essa população.