Por Luana Miranda
Na última segunda-feira (10), o Ministério Público de Alagoas (MPAL) realizou uma autuação para instruir e fiscalizar a preservação do nome da sede da prefeitura de União dos Palmares (AL). O processo administrativo foi aberto após a Câmara de Vereadores do município aprovar o Projeto de Lei (PL) que modifica o nome do prédio que abriga a prefeitura. De Zumbi dos Palmares o edifício voltaria a ser nomeado como Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros.
O PL foi votado no dia 3 de novembro e chama atenção por propor o apagamento de um dos maiores líderes quilombolas do país em pleno mês da Consciência Negra. A proposta foi apresentada pelos vereadores Gustavo Pedroza (PDT), Ricardo Praxes (PL) e Elvinho (PSB), no dia 20 de outubro deste ano.
O texto aprovado justifica a mudança pela influência política de Antônio de Barros, agrônomo que atuou como prefeito do município, deputado estadual de Alagoas e chegou a ser vice-governador do estado. A influência da família continuou anos depois, quando seu filho, Manoel Gomes de Barros, também assumiu o cargo de prefeito de União de Palmares.
Para ser implantada, a medida precisa ser sancionada pelo atual prefeito do município, Júnior Menezes (MDB). Em um vídeo postado nas redes sociais, Areski Freitas, ex-prefeito cuja gestão foi a responsável por aprovar o projeto que nomeava a sede do município de Zumbi dos Palmares, declarou que o fez buscando conservar a história da região e, inclusive, atrair o turismo. “Para aqueles que não sabem, Zumbi foi herói nacional”, declarou.
A região em que o município de União de Palmares está localizado fica entre a estrada de ferro de Pernambuco e Alagoas, local onde a República Independente do Quilombo dos Palmares permaneceu por quase um século e que teve Zumbi dos Palmares como principal líder. Bem antes da chegada de Antônio Gomes de Barros e sua família aos cargos políticos.
No texto publicado nesta terça-feira (11), disponível no Diário Oficial do MPA, o promotor de justiça Max Martins de Oliveira e Silva afirmou considerar a intenção de alteração do nome do prédio-sede da Prefeitura Municipal de União dos Palmares, atualmente denominado “Palácio Municipal Zumbi dos Palmares”, um retrocesso simbólico e institucional em relação à preservação da memória afro-alagoana e à promoção da igualdade racial.


