Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MP de Alagoas alerta para “retrocesso simbólico” em tentativa de retirar nome de Zumbi dos Palmares de prédio público

A alteração, aprovada por vereadores do município de União dos Palmares, é criticada por apagar referências à luta quilombola na região histórica
Imagem: Prefeitura Municipal de União dos Palmares

Por Luana Miranda

Na última segunda-feira (10), o Ministério Público de Alagoas (MPAL) realizou uma autuação para instruir e fiscalizar a preservação do nome da sede da prefeitura de União dos Palmares (AL). O processo administrativo foi aberto após a Câmara de Vereadores do município aprovar o Projeto de Lei (PL) que modifica o nome do prédio que abriga a prefeitura. De Zumbi dos Palmares o edifício voltaria a ser nomeado como Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros.

 O PL foi votado no dia 3 de novembro e chama atenção por propor o apagamento de um dos maiores líderes quilombolas do país em pleno mês da Consciência Negra. A proposta foi apresentada pelos vereadores Gustavo Pedroza (PDT), Ricardo Praxes (PL) e Elvinho (PSB), no dia 20 de outubro deste ano. 

O texto aprovado justifica a mudança pela influência política de Antônio de Barros, agrônomo que atuou como prefeito do município, deputado estadual de Alagoas e chegou a ser vice-governador do estado. A influência da família continuou anos depois, quando seu filho,  Manoel Gomes de Barros, também assumiu o cargo de prefeito de União de Palmares.

Para ser implantada, a medida precisa ser sancionada pelo atual prefeito do município, Júnior Menezes (MDB). Em um vídeo postado nas redes sociais, Areski Freitas, ex-prefeito cuja gestão foi  a responsável por aprovar o projeto que nomeava a sede do município de Zumbi dos Palmares, declarou que o fez buscando conservar a história da região e, inclusive, atrair o turismo. “Para aqueles que não sabem, Zumbi foi herói nacional”, declarou.

A região em que o município de União de Palmares está localizado fica entre a estrada de ferro de Pernambuco e Alagoas, local onde a República Independente do Quilombo dos Palmares permaneceu por quase um século e que teve Zumbi dos Palmares como principal líder. Bem antes da chegada de Antônio Gomes de Barros e sua família aos cargos políticos. 

No texto publicado nesta terça-feira (11), disponível no Diário Oficial do MPA, o promotor de justiça Max Martins de Oliveira e Silva afirmou considerar a intenção de alteração do nome do prédio-sede da Prefeitura Municipal de União dos Palmares, atualmente denominado “Palácio Municipal Zumbi dos Palmares”, um retrocesso simbólico e institucional em relação à preservação da memória afro-alagoana e à promoção da igualdade racial.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress