Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador negro de Porto Alegre, Matheus Gomes, recebe sétima ameaça desde que foi eleito

Pela sétima vez, o vereador de Porto Alegre Matheus Gomes (PSOL) foi ameaçado de morte desde que foi eleito, em 2021. No dia 27 de dezembro, o parlamentar recebeu uma mensagem por e-mail ameaçando ele e a bancada negra da Câmara de Vereadores.

A mensagem foi recebida através do e-mail institucional da Câmara, ele e toda a bancada negra da Câmara sofrem ameaças de ataque armado

Por Andressa Franco

Imagem: Yasmin Fernandes

Pela sétima vez, o vereador de Porto Alegre Matheus Gomes (PSOL) foi ameaçado de morte desde que foi eleito, em 2021. No dia 27 de dezembro, o parlamentar recebeu uma mensagem por e-mail ameaçando ele e a bancada negra da Câmara de Vereadores.

Segundo Gomes, o conteúdo da mensagem é semelhante ao enviado às colegas de bancada Laura Sito (PT), Daiana Santos (PCdoB) e Karen Santos (PSOL) na primeira semana de dezembro. Com Bruna Rodrigues (PCdoB), os cinco formam a Bancada Negra da Casa.

O vereador conta que o conteúdo “reafirma que há preparação de um ataque armado aos vereadores da bancada negra”, e que dessa vez o autor das ameaças demonstra conhecimento sobre o ambiente interno da câmara e zomba das investigações em andamento.

“A Polícia Civil e a Sec. de Segurança Pública do RS já foram comunicadas. Urge acelerar as investigações e a punição desses fascistas! É inadmissível que não tenhamos segurança para o exercício do nosso mandato. Vamos ampliar a resistência e a solidariedade, não nos calarão!”, escreveu em uma rede social. Gomes também informou a mesa diretora da Câmara, e a Delegacia de Combates a Crimes de Intolerância investiga as ameaças.

Em dezembro, a bancada negra já havia submetido propostas para reforçar a segurança na Câmara, como controle na entrada, detector de metal e proibição de ingresso de pessoas envolvidas em ataques na casa.

Colegas de partido e diversos políticos do país manifestaram solidariedade ao parlamentar e cobraram a responsabilização do crime através das redes sociais “Nossa solidariedade, querido! Exigimos que as autoridades investiguem essa e tantas outras ameaças que a Bancada Negra vem recebendo!”, escreveu Talíria Petrone (PSOL-RJ), que também já foi vítima de ameaças de morte em 2020.

“Matheus é um grande militante e vem fazendo um trabalho de resistência antirracista e antifascista em Porto Alegre. Seguro tua mão, companheiro! Punho levantado”, publicou Lívia Duarte (PSOL-PA). O deputado federal baiano Orlando Silva (PCdoB) marcou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e afirmou que “garantir medidas de proteção são urgentes”.

“Um país que não assegura a vida de parlamentares eleitos, não pode ser visto como um país democrático”, escreveu a deputada estadual do Rio de Janeiro Renata Souza (PSOL), primeira mulher negra presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress