O governador da Bahia afirmou em entrevista que cumprirá uma de suas promessas de campanha, a implantação de câmeras nas fardas dos policiais militares
Por Daiane Oliveira
Imagem: GOV/BA
O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou durante ato de posse dos (as) secretários (as) de estado que haverá implantação de câmeras nos uniformes dos agentes policiais para monitorar o trabalho e ações desses profissionais da segurança pública.
“Vamos trazer, para as fardas de policiais, as câmeras. Qualquer serviço público parte do básico de transparência. Temos uma PM com inteligência, não é uma ameaça aos policiais, pelo contrário, é uma proteção, mais um recurso para garantir a qualidade do serviço da PM”, disse Jerônimo em entrevista à TV Bahia.
O governador afirmou que a intenção não é intimidar os agentes e que a atuação será “com vigor e ações prioritárias nas localidades em que estão estabelecidos dados de maior violência”. Mas, reforçou que a Segurança Pública terá as ações permeadas junto aos Direitos Humanos.
“Iremos fazer a licitação para a implementação de câmeras nas fardas da Polícia Militar e as ações de Segurança Pública serão permeadas junto aos direitos humanos para que as ações policiais respeitem nosso povo preto, a criança, a mulher e toda nossa população. Nos próximos dias teremos nosso plano de ação para anunciar”, reforçou Jerônimo Rodrigues na coletiva de imprensa na posse dos secretários (as) de estado.
Em setembro de 2022, ainda enquanto candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues declarou que “todo serviço público tem que ter transparência” e defendeu a proposta de uso de câmeras por agentes da polícia militar. Na época, o agora governador completou que a ação iria inclusive ajudar os policiais a “trabalhar ainda mais”.