Baseada em álbum inédito do cantor, a obra foca em sua ancestralidade através da forte ligação do artista com o bairro de Valéria, comunidade que nasceu

Texto e Imagem: Divulgação

Com foco em Valéria, bairro periférico e de origem do cantor, Giovani Cidreira, que assina esta nova fase como GIO, cria uma ponte inusitada entre seu ambiente cultural/local e sua ancestralidade para lançar a Nebulosa websérie, nesta quarta-feira (19) de maio, no seu Canal do Youtube. Em quatro episódios, a serem lançados sempre às quartas – até 9 de junho – a obra contará ainda com um episódio ao vivo em formato de reunião aberta ao público do Zoom, no dia 14 de junho, na semana do lançamento do segundo e inédito álbum do cantor Nebulosa Baby, lançado pelo selo RISCO. A obra motiva toda essa produção e estreia conjuntamente com uma produção audiovisual.

A série – focada em cinco faixas do disco e álbum Nebulosa Baby, motes para construção de cada episódio – pretende levar o público a assistir uma conexão singular por meio da música e da diversidade, dando acesso a imagens, acontecimentos, encontros no dia a dia, produção e bastidores de gravações das músicas. Além disso pretende também trazer contextos rotineiros da família do artista, depoimentos de figuras locais e importantes para o músico, como amigos e vizinhos de Valéria, que estão conectados a sua trajetória.

Como plano de fundo serão reveladas imagens do arquivo pessoal de GIO, destacando o interior da Bahia, em especial Santo Amaro, e outros bairros de Salvador, como Cidade Nova e Boca do Rio, bem como São Paulo capital, em uma junção de territórios que o forjaram. Os significados, letras e melodias das canções também são partes significativas e atreladas à concepção dos episódios, que direcionam o espectador a um universo sensível e de pertencimento, em uma articulação entre passado, presente e futuro.

A websérie foca na construção afetiva de uma narrativa decolonial e representativa do povo negro na cultura e musicalidade brasileira, por meio de ferramentas ancestrais reconhecidas como um tipo de tecnologia acessível. A direção é de Safira Moreira, cineasta baiana que tem o trabalho centrado em imagens de pessoas negras, ao redor de uma política da memória.

No dia 12 de Maio, o cantor disponibilizou uma das músicas do disco – “Nebulosa”, em todas as plataformas de streaming, e dia 17 de Junho, na sequência do último episódio da websérie lança o disco completo, que conta com 13 faixas inéditas e é lançado pelo selo RISCO, junto a um curta-metragem que representa visualmente a obra, e expõe toda a ancestralidade periférica e nordestina do músico através de uma perspectiva afrofuturista.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

SERVIÇO 

O QUE? Lançamento da Nebulosa websérie

QUANDO? 19 e 26/5, 02, 09 e 14/6 de 2021 às 20h

ONDE? www.youtube.com/giovanicidreira