Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil bate recorde de crimes de feminicídio no primeiro trimestre de 2026

Uma mulher foi assassinada a cada cinco horas entre os meses de janeiro e março deste ano
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Jamile Novaes

Entre os meses de janeiro e março de 2026, o Brasil registrou 399 feminicídios, o que equivale a uma mulher assassinada a cada 5 horas e 25 minutos no país. O número é o maior já registrado nesse período do ano, desde que o crime passou a ser monitorado em 2015. Em relação a 2025, quando 371 feminicídios foram contabilizados no primeiro trimestre, o aumento percentual é de 7,5%.

Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sistematizados a partir de informações fornecidas pelos estados, Distrito Federal (DF), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

São Paulo é o estado que lidera esse ranking, com 86 registros, seguido por Minas Gerais (42), Paraná (33) e Bahia (25). Com exceção do Acre e Roraima, onde não houve notificações, todos os estados e o DF contabilizaram ao menos dois casos. Janeiro foi o mês mais letal para as mulheres brasileiras, com 142 feminicídios registrados.

Desde que a legislação brasileira passou a classificar os homicídios de mulheres com motivações de gênero com a tipificação de feminicídio, em 2015, ano a ano a ocorrência desse tipo de crime aumenta de forma alarmante. No ano passado, o MJSP registrou 1.470 feminicídios no país. Comparando os dados de 2015 aos de 2025, houve um aumento de 316% no número de casos em 10 anos.

Como denunciar a violência 

Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados de qualquer lugar do Brasil através da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas. As denúncias também podem ser feitas por meio de chat no Whatsapp (61) 9610-0180. Em caso de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.

“Metendo a colher”

Ao final do ano passado, a Revista Afirmativa realizou uma série de entrevistas com mulheres negras, abordando a violência de gênero e o feminicídio. O conteúdo traz informações sobre prevenção, denúncia e abre espaço para imaginar um mundo onde as mulheres vivam livres do medo. Os vídeos estão disponíveis no perfil @revistaafirmativa no Instagram.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress