Texto e Imagem: Divulgação

A psicóloga e ativista paulista Cida Bento realiza na próxima sexta-feira (28) o lançamento do seu livro “O pacto da branquitude” no Goethe-Institut, em Salvador (BA). O lançamento acontece às 18h30 e faz parte da programação do evento gratuito e aberto ao público Casa Mulher com a Palavra, que começou nesta quinta-feira (20) e segue até o dia 30 de julho.

A obra de Cida Bento denuncia e questiona a universalidade da branquitude e as suas consequências nocivas para qualquer alteração substantiva na hierarquia das relações sociais, promovendo uma grande reflexão sobre o campo da promoção da equidade racial e de gênero. A escritora foi eleita pela revista britânica The Economist como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade.

Cida Bento defendeu em 2002 a tese intitulada “Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público”. Ela é conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e foi professora visitante na Universidade do Texas.

A Casa Mulher com a Palavra é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e Novelis, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Dow. Realização da Maré Produções Culturais e Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL – União e Reconstrução.