Podem participar designers e ilustradoras negras de todo o Brasil

Texto e Imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o concurso que vai escolher a arte que vai representar a 11ª edição do Julho das Pretas. Mulheres negras designers e ilustradoras de qualquer região do Brasil, coletivos e empresas de arte e comunicação liderados por mulheres negras podem enviar sua proposta até 5 de junho. O logotipo será utilizado nas peças de comunicação da edição, que neste ano traz o tema “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver”.

A arte deve dialogar com o tema e trazer elementos relacionados às lutas protagonizadas pelos movimentos de mulheres negras no Brasil. O prêmio é de R$ 3.000,00 (três mil reais) e o resultado será divulgado no dia 9 de junho. Para conhecer as regras do concurso e realizar a sua inscrição, acesse o link disponível aqui.

Sobre o Julho das Pretas

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimentos de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

O Julho das Pretas todos os anos traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

Em 2023, o Julho é organizado pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira.