O edital promovido pelo Fundo Baobá e Mover recebe inscrições até o dia 2 de outubro. O objetivo é apoiar o plano de desenvolvimento de quem está no início ou em uma fase mais consolidada da carreira profissional

Texto e Imagem: Divulgação

O Baobá – Fundo para Equidade Racial e o Mover – Movimento pela Equidade Racial reabriram na última quinta-feira (21) o edital “Carreiras em Movimento”. Criado numa parceria entre as duas organizações, o edital oferece apoios de R$ 5 mil a R$ 10 mil para até 664 pessoas negras, que poderão fazer uso do aporte financeiro para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades socioemocionais (hard skills e soft skills).

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro às 17 horas.

Não é cobrada taxa de inscrição. Para participar da seleção basta que as pessoas interessadas enviem suas propostas diretamente no site do Baobá – Fundo para Equidade Racial.

Para se inscrever é necessário ter 18 anos ou mais, estar cursando ou ter curso superior completo, além de se autodeclarar negro ou negra. As pessoas selecionadas terão entre quatro e oito meses para finalizar as atividades propostas e mais 30 dias para apresentar a prestação de contas final. O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de novembro, no site do Fundo Baobá.

O edital tem como objetivo apoiar o plano de desenvolvimento de quem está no início ou em uma fase mais consolidada da carreira profissional porque, além da dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, as pessoas negras também encontram menos abertura para ascender em suas carreiras. O motivo mais presente é a dificuldade financeira, que impede a busca pelo conhecimento e o alcance dos benefícios que a aquisição do conhecimento traz.

Documentos necessários

– Cartas de recomendação às pessoas que possam atestar seu potencial e reforçar o quanto este apoio será importante para sua carreira. Essas pessoas não precisam ser gestoras, ou estarem diretamente ligadas a uma empresa, podem ser colegas de curso, docentes, amigas, professores, colegas de trabalho ou estágio. Mas não esqueça, as cartas precisam seguir o modelo disponibilizado no edital, e não podem ser assinadas por você, parentes, familiares diretos ou membros da equipe executiva, diretoria, ou órgãos de governança do Fundo Baobá para Equidade Racial, MOVER ou empresas que o integrem. Outro ponto importante: as cartas precisam ser recentes.

– Documento com foto (frente e verso), o seu diploma ou certificado de conclusão de ensino superior (frente e verso), e para quem está estudando, separe um comprovante de matrícula emitido nos últimos 30 dias.

– Prepare-se para a gravação do vídeo que deve ser anexado também ao formulário de inscrição. O vídeo deve ter no máximo dois minutos e conter as seguintes informações: Seu nome, local onde você reside e sua área de formação; qual é o objetivo a ser atingido em sua carreira; como o recurso do edital pode ajudar a conquistar este objetivo. Mais informações sobre o vídeo estão no edital e FAQ. Comece pelas questões mais fáceis, e não esqueça de salvar suas respostas em um arquivo word, o formulário não armazena suas respostas, caso falhe a energia ou internet. As perguntas abertas têm sempre um limite de caracteres e espaços. Use o word ou outro contador para garantir que o limite de letras e espaços não seja ultrapassado. O formulário não será enviado se a quantidade de caracteres e espaços for superior ao limite estabelecido.

Em caso de dúvidas que não sejam solucionadas pelo FAQ disponível no edital, é possível entrar em contato com os canais de atendimento disponíveis de segunda a sexta-feira das 9h às 18h: e-mail programa_presente_futuro_em_movimento@baoba.org.br ou mensagem para o fone (011) 9 6062-0978 (WhatsApp). As dúvidas serão respondidas em até um dia útil.