Espetáculo no Rio de Janeiro (RJ) comemora 10 anos da primeira companhia de Dança Charme profissional do Brasil

O espetáculo “DCC10” tem apresentação gratuita no palco da Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, no dia 30 de setembro

O espetáculo “DCC10” tem apresentação gratuita no palco da Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, no dia 30 de setembro

Texto e Imagem: Divulgação

No próximo sábado (30), a Dança Charme & Cia vai apresentar gratuitamente o espetáculo “DCC10”, no palco da Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, no Rio de Janeiro (RJ), às 19h. A apresentação é uma comemoração dos 10 anos da companhia, que é a primeira companhia de Dança Charme profissional do Brasil.

O projeto é dirigido por Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves, e contemplado pelo edital FOCA, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo é um tributo à Dança Charme e tem o objetivo de apresentar uma linguagem cênica de movimentos oriundos dos bailes de Charme/Hip Hop do subúrbio carioca.

“É a oportunidade de captar a energia de estar em um baile Charme, como o Viaduto de Madureira, nosso patrimônio imaterial. Os passinhos sociais e os originais lá da década de 1980, o hip-hop, o samba, o jazz, as culturas periféricas de cada corpo que compõe a companhia. É uma celebração do orgulho de ser charmeiro.”, afirma Marcus Azevedo.

Origem da cultura Charme

A cultura Charme surgiu nos anos de 1980 na cidade do Rio de Janeiro e é até hoje símbolo de autoestima, afirmação, elegância e de valor, principalmente através de sua dança e modo de viver. Nesse sentido, a produção se propõe a apresentar as referências do Charme e para além do movimento, com clássicos nacionais e internacionais que saúdam e convidam o público para dançar, cantar e conhecer a vivência do Baile Charme.

“Somos a primeira companhia de Dança Charme profissional a levar essa cultura com protagonismo aos palcos dos teatros do Rio de Janeiro. Mas nunca esquecemos que a cultura é contínua e que temos uma nova geração que traz um novo corpo e novas linguagens cênicas”, avalia Azevedo.

Para Eduardo Gonçalves o grupo mantém a posição de pioneirismo. “Somos e permanecemos como pioneiros, pois sustentar por 10 anos vários espetáculos, formar dançarinos de dança Charme, fomentar a cultura onde nunca se ouviu falar e conquistar os palcos do teatro com essa dança urbana popular e periférica, só me mostra que estamos no caminho certo.”

A Dança Charme & Cia tem em seu currículo apresentações no MAM (Museu de Arte Moderna), no III Fórum Internacional Rio Cidade Criativa, no Parque Madureira, no Projeto Eu Amo Baile Charme, para mais de 15 mil pessoas, no Fifa Fan Fest, na Praia de Copacabana, selecionado entre as 20 melhores coreografias do mundo pelo cantor Bruno Mars, no clipe da música “Finesse”, e participações em shows de Gabriel Moura (no Baile Charme Show), Fernanda Abreu e no videoclipe “Outro Sol”, de Max Viana, com coreografia de Marcus Azevedo, entre muitos outros projetos.

Garanta seus ingressos gratuitos aqui.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress