Por Karla Souza

Imagem: Pamela Correa

Milene Araújo, de 22 anos, é estudante do 7º período de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, e tem forte interesse pelos campos de estudos relativos a afrocentricidade, decolonialidade, diáspora africana e afetos dentro da psicologia. 

Recentemente, ela recebeu a notícia de que foi selecionada para um programa de mobilidade acadêmica em Luanda, Angola, marcando um passo significativo em sua jornada educacional e pessoal. Ela foi contemplada com uma bolsa permanência para estudar na Universidade Católica de Angola (UCAN)

No entanto, para realizar essa experiência, a estudante precisa de apoio financeiro para cobrir despesas como viagem, seguro, passaporte e outros custos relacionados. Para isso, ela iniciou uma campanha de arrecadação de fundos por meio de uma “vaquinha” e pix solidário.

Originária do Jardim São Luís, uma favela na Zona Sul de São Paulo, Milene está prestes a embarcar em uma experiência que durará seis meses, na qual ela espera compartilhar vivências e experiências enriquecedoras, tanto no contexto acadêmico quanto pessoal. “Estar no continente de onde meus ancestrais vieram vai ser algo completamente diferente, onde vou vivenciar uma realidade em que a maioria da população é negra. Que maravilha!”, declara sobre a oportunidade.

Um dos custos que a campanha visa cobrir é o passaporte, um documento que Milene nunca pensou que precisaria fazer, mas que agora se tornou parte fundamental de sua realização pessoal. “É muito difícil ir à universidade, permanecer nela e concluir a graduação. Também é difícil acreditar que coisas boas podem acontecer em sua vida, especialmente quando você enfrenta mais desafios do que oportunidades”, declarou a respeito dos desafios pessoais para entrar e permanecer em uma instituição de ensino superior e de abraçar oportunidades como as experiências do intercâmbio.

Como contribuirÉ possível acompanhar o progresso de Milene via instagram em @m.ara1jo. Para contribuir para a campanha, você pode acessar o link de arrecadação ou fazer um pix solidário para (11) 95335-8608. Sua ajuda será fundamental para tornar realidade essa importante etapa na jornada educacional de Milene.