O festival conta com inscrições até 20 de julho e será realizado em agosto com programação híbrida e atividades gratuitas em quatro espaços do subúrbio ferroviário de Salvador

Texto: Divulgação

Imagem: ASCOM | Rosemberg Pinto

A primeira edição do Festival Ferrovias busca mapear produções realizadas na região do subúrbio de Salvador (BA) com o intuito de promover o encontro entre produtores, roteiristas, diretores e outros membros da cadeia produtiva com a finalidade de estimular a formação e descoberta de novos projetos e talentos. O festival possui uma programação híbrida e oferece atividades gratuitas de 17 a 20 de agosto nos bairros de Tubarão, Escada, São João do Cabrito e Plataforma.

São 4 dias de programação de forma intinerante, sendo que as produções cinematográficas também podem ser acessadas no formato on-line por 24h após a primeira exibição. Os interessados em exibir suas produções podem realizar inscrição até dia 20 de julho através do formulário de inscrição. Serão aceitos filmes de ficção, documentário, animação, vídeoclipe e obras experimentais a serem inscritos via chamada pública.

A curadoria do Festival pretende utilizar critérios estéticos/poéticos e técnicos como expressividade, uso criativo da linguagem, roteiro, montagem, direção e a prioridade para 60% produções de realizadores(as) suburbanos(as) para seleção das obras. Também serão aceitos trabalhos que utilizarem o espaço do Subúrbio como temática narrativa e/ou locus de produção.

O Festival Ferrovias também traz a proposta de formação com a oferta de oficinas na Escola Comunitária Nossa Senhora de Escada, localizada no bairro de Escada, para difundir conhecimentos da área do audiovisual e incentivar produções locais. Serão selecionados 25 estudantes de escolas públicas via chamada pública, com idades entre 15 e 20 anos e que residam nos bairros do Subúrbio de Salvador. Os encontros terão duração de quatro dias, totalizando 20 horas, com inscrições previstas para o mês de julho.

O projeto Festival Ferrovias foi contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador. Mais informações através do Instagram.