Evento é exclusivo para empreendedores e empreendedoras selecionados no edital Negros, Negócios e Alimentação

Texto: Divulgação

Imagem: Divulgação

Seguindo as diretrizes determinadas no edital Negros Negócios e Alimentação, o Fundo Baobá para Equidade Racial realizará no dia 16 de agosto, em Recife (PE), o início da Jornada Formativa para os selecionados no edital. São representantes de 14 empreendimentos dirigidos por empreendedores negros, negras e negres do segmento da gastronomia.

O edital foi lançado em novembro de 2021 com apoio da empresa alimentícia General Mills. Cada um dos empreendimentos selecionados está recebendo um aporte financeiro de R$ 30 mil para aprimorar seu negócio.

Além do aporte financeiro, os selecionados do edital receberão os conhecimentos necessários para adquirir autonomia gerencial e melhorar seus negócios. A abertura da Jornada Formativa acontece na sede daUNICAP (Universidade Católica de Pernambuco), à Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista, Sala G703 – 7o andar Bloco G, das 14h às 18h.

Alexsandra Maria Oliveira foi uma das contempladas, ela deu início à “Cozinha Buliçosa” em 2019, com “R$200,00, a ideia e muita vontade de fazer acontecer”. Com o nascimento do filho, Alexsandra precisou se afastar do negócio, e o edital do Fundo Baobá auxiliou no momento de retomada profissional.

“Tem sido de uma grandiosidade muito tremenda na minha vida. Eu enfrentei vários percalços nesse caminho de querer profissionalizar, trazer um produto com uma apresentação melhor e o edital está me possibilitando começar uma empresa com estrutura.”

O aporte financeiro garantiu um capital de giro para a empreendedora, além das aquisições de equipamentos necessários para profissionalizar seu produto, a apresentação e a produção.  “Depois do puerpério, retomo os projetos da cozinha com uma empresa mais sólida e acompanhando essa transformação da minha vida como pessoa, mãe e profissional.”

Alexsandra Maria Oliveira é uma das contempladas no edital – Imagem: Divulgação
Jornada Formativa

No evento, serão apresentados os conteúdos das mentorias coletivas de gestão e específicas, e será iniciado um diagnóstico atual e detalhado de cada um dos negócios selecionados. A Jornada Formativa é o início de uma série de encontros coletivos em que  serão abordados temas como: desenho e modelo de negócio;  gestão e saúde financeira; precificação de negócios de alimentação; estratégias de vendas offline & online para negócios de alimentação;  gestão de pessoas & liderança; construção de redes e parcerias. Também haverá rodas de conversa sobre os efeitos psicossociais do racismo em intersecção com outras formas de hierarquização social.
Haverá também mentorias específicas que vão abordar: estratégias para fotografar alimentos; como estruturar o delivery de comida pronta para o consumo; boas práticas nos serviços de alimentação conforme as resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); gestão eficiente e planejamento de serviços de alimentação; boas práticas para rotulagem nutricional; identidade,  cultura e culinária.

Todo trabalho de formação está sob a responsabilidade da iniciativa FA.VELA, um hub de educação e aprendizagem empreendedora, inovadora, digital e inclusiva. No evento do dia 16 estarão presentes os selecionados e selecionadas do edital, representantes da General Mills, a empresa apoiadora, equipes do Fundo Baobá para Equidade Racial e da Futuros Inclusivos, que é a plataforma de inovação do FA.VELA. e convidados.