Grupo pernambucano “Coco Raízes de Arcoverde” concorre pela 1ª vez ao Prêmio da Música Brasileira

O grupo disputa a premiação "Artista" na inédita categoria "Raízes", concorrendo ao lado de Elba Ramalho, Joelma, Dona Onete e do pernambucano Alceu Valença.
Imagem: Mannu Magalhães

Da Redação

Diretamente do Sertão de Pernambuco para a capital do Rio de Janeiro. É nessa levada que, pela primeira vez, o Samba de Coco Raízes de Arcoverde concorre ao Prêmio da Música Brasileira 2025, que acontece nesta quarta-feira (4), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 20h. O grupo disputa a premiação “Artista” na inédita categoria “Raízes”, concorrendo ao lado de Elba Ramalho, Joelma, Dona Onete e do pernambucano Alceu Valença. 

A presença e ritmo do Coco Raízes de Arcoverde se destaca pela presença do “trupé”, que é a dança e o ritmo dos pés com tamancos de madeira nos tablados provocando uma sonoridade que expressa a sua ancestralidade. As sandálias utilizadas para as apresentações são produzidas pelo mestre Assis Calixto, integrante do grupo. 

“É uma conquista coletiva e de comprometimento do grupo. Esse reconhecimento nacional é importante para a nossa continuidade, preservando sempre a memória do mestre Lula Calixto (1942-1999), com fortalecimento, valorização e resistência da cultura negra, indígena e popular de raiz”, celebra o cantor, compositor, músico, arte-educador e artesão Assis Calixto, no auge dos seus 79 anos.

O cantor, compositor e produtor cultural Damião Calixto, de 78 anos, reforça  os dizeres do irmão. “A gente avança, coletivamente, enquanto grupo que faz arte popular cantando e contando histórias e repassando saberes. É importante reforçar que o Samba de Coco Raízes de Arcoverde é e sempre foi um conjunto independente com uma identidade da cultura afro e dos povos originários”.

Reconhecimento

Outro importante reconhecimento veio em maio, quando Assis Calixto e Damião Calixto foram agraciados com o título de Cidadão Arcoverdense, concedido pela Câmara Municipal de Arcoverde. A cerimônia de entrega, que contou com a presença dos mestres da cultura popular, ocorreu no Centro de Gastronomia de Arcoverde (CGA), no dia 9 daquele mês.

Compartilhar:

plugins premium WordPress