Livro de Jefferson Todão se desdobra sobre a origem africana da matemática

Enfrentando o racismo científico, epistemicídio, e mostrando a história, o livro aborda países como África do Sul, República Democrática do Congo, Mali, Líbia e Kemet

Enfrentando o racismo científico, epistemicídio, e mostrando a história, o livro aborda países como África do Sul, República Democrática do Congo, Mali, Líbia e Kemet

Texto e imagem: Divulgação

A Editora Ananse está prestes a lançar uma obra que desafia conceitos arraigados e revela a verdadeira essência da matemática. Sob o título “A Origem Africana da Matemática”, o autor Jefferson Todão mergulha nas raízes africanas desse campo do conhecimento. O livro estará disponível para pré-venda a partir de 07 de março e no lançamento presencial, em 16 de março na livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo.

Destacando a importância de reconhecer e celebrar as contribuições dos povos africanos para o desenvolvimento da matemática, a obra aborda desde os primeiros sistemas de numeração até os avanços na geometria e álgebra, e ressalta a sofisticação matemática das civilizações africanas antigas.

Ao abordar países como África do Sul, República Democrática do Congo, Mali, Líbia e, especialmente, Kemet (Egito Antigo), Todão apresenta uma narrativa vasta e multifacetada, repleta de descobertas. Além disso, destaca as primeiras universidades da história, reinos e impérios africanos, mostrando os saberes ancestrais que há muito tempo foram subestimados ou ignorados.

Jefferson Todão, autor da obra, é acadêmico, educador e atua com a promoção da diversidade e inclusão. Sua pesquisa destaca-se pela abordagem afrocentrada na formação docente, desafiando preconceitos e resgatando a história por trás do conhecimento matemático.

Leia também:

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *