Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto Terreirada em Cena abre inscrições para curso gratuito de animação em stop motion no Recife (PE)

Participantes irão aprender a criar um curta em stop motion, do roteiro à edição, passando por fotografia, som, modelagem e animação. As inscrições vão até o dia 25 de abril
Imagem: Uenni

Texto: Divulgação

A segunda edição do Projeto Terreirada em Cena está com inscrições abertas para formação gratuita em animação stop motion, com prioridade para membros de terreiros de religiões de matriz afro-indígena. As inscrições ficam abertas até o dia 28 de abril.

O projeto é realizado no formato presencial, em Recife (PE), e visa ampliar o acesso das comunidades tradicionais à linguagem audiovisual, capacitando seus integrantes a contar suas histórias a partir de um olhar de dentro. São 30 vagas, com carga horária total de 32 horas.

A formação será realizada nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, no Ilé Àṣẹ Ọmọ Omi Sagbà – Casa das Águas, no bairro de Mangabeira, no Recife (PE), das 8h às 16h, com café da manhã e almoço garantidos para os participantes. Durante quatro encontros presenciais, os participantes vão vivenciar todas as etapas da criação de um curta-metragem em stop motion. O processo coletivo envolverá fotografia, som, modelagem, animação e montagem.

A proposta une prática e teoria com foco na experimentação, na oralidade e na troca entre gerações. Segundo a idealizadora e fotógrafa Uenni, conta que o Terreirada em Cena nasceu a partir de um incômodo pessoal da idealizadora, ao perceber que muitos filmes sobre terreiros são dirigidos por pessoas que pouco ou nada conhecem da realidade desses espaços. “Muitas vezes, é alguém que está pisando num terreiro pela primeira vez justamente no momento da filmagem. A ideia aqui é outra: capacitar quem já está dentro da comunidade, para que possam contar suas próprias histórias”, explica a idealizadora.

O Terreirada em Cena também propõe uma reflexão crítica sobre a representação das culturas afro-indígenas no cinema. “A gente trabalha com terreiros que cultuam orixás e também com os que cultuam a jurema, que tem raízes indígenas. Por isso, o projeto atua também na valorização do patrimônio cultural afro-indígena de Pernambuco”, afirma.

Nesta segunda edição, o Ilé Àṣẹ Ọmọ Omi Sagbà integra o projeto por iniciativa própria, reconhecendo a importância da formação audiovisual como forma de registro e preservação de memória. Fundado em 1986 por Mãe Dora de Iemojá Sagbà, o terreiro é atualmente conduzido por seus netos, Iyàlórisà Isabelle Caldas e Ogà Elivelton Caldas.

A iniciativa também visa a diversidade etária dos participantes. Os interessados podem se inscrever através de formulário online

O projeto foi contemplado nos Editais da Lei Aldir Blanc Pernambuco e tem apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei de Política Nacional Aldir Blanc, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. 


Confira a programação completa da segunda edição do Terreirada em Cena:

10 de Maio – Introdução ao Stop Motion e Roteiro

Manhã: Apresentação dos conceitos básicos de stop motion, o que é e como funciona, análise de curtas e animações como inspiração, materiais e ferramentas necessárias.

Tarde: Desenvolvimento de roteiro, planejamento de cenas, criação de storyboard.

17 de Maio – Fotografia, Som e Modelagem

Manhã: Técnicas básicas de fotografia para stop motion, fundamentos de enquadramento, iluminação e foco, equipamentos recomendados (câmeras, tripés, aplicativos), introdução à captação de som, uso de microfones externos e gravadores de áudio.

Tarde: Criação e modelagem de personagens, técnicas de modelagem e design para stop motion.

24 de Maio – Animação na Prática

Manhã: Aplicação de técnicas de animação com os conceitos aprendidos, experimentação com iluminação, fotografia e som.

Tarde: Continuação da animação, aplicação das técnicas com os conceitos aprendidos, novas experimentações com iluminação, fotografia e som.

31 de Maio – Edição e Finalização

Manhã: Organização das imagens, sincronização de áudio, aplicação de efeitos.

Tarde: Refinamento do trabalho realizado, preparação do material para o corte final, revisão das animações, identificação de pontos de melhoria, ajustes finais e exportação do corte final.

SERVIÇO

O quê: Curso Terreirada em Cena – Stop Motion no Terreiro

Quando: 10, 17, 24 e 31 de maio de 2025

Horário: Das 8h às 16h (com café da manhã e almoço)

Onde: Ilé Àṣẹ Ọmọ Omi Sagbà – Casa das Águas, na Rua Campo Alegre, 220 – Mangabeira, Recife (PE)

Inscrições: Até 25 de abril no  link 

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress