Texto e Imagem: Divulgação 

No próximo dia 14 de março, domingo, estreia “Iúnas”, segunda temporada da Websérie “Contos Contemporâneos”, projeto audiovisual que nesta edição apresenta três episódios baseados em narrativas afro-referenciadas de mulheres pretas, abordando temas como racismo estrutural, dororidade e ocupação cultural negra. A segunda temporada será exibida na página oficial do projeto no instagram.

Partindo do conceito de escrevivências, da escritora Conceição Evaristo, o processo de criativo de “Iúnas” teve gênese nos escritos poéticos das artistas soteropolitanas Ayran Búfalo, Itana Santana e Kalú Santana, que, em conjunto com o roteirista e diretor Kadu Lima compuseram os contos e roteiros desta temporada. A direção da obra é assinada pelo cineasta Ricardo Soares e o roteirista, ator e diretor teatral Kadu Lima.

A websérie Contos Contemporâneos é um projeto que propõe a abordagem de temas da atualidade através da adaptação de contos inéditos para a linguagem do audiovisual. Idealizado pelo ator e diretor Kadu Lima o projeto estreou a sua primeira temporada em Julho de 2020 com “4x Quarentena” que refletiu sobre os impactos da Covid-19 na vida da periferia.

Sobre “Iúnas”

Iúnas deriva da língua tupi, que significa “Rio negro”, e para a 2ª Temporada da Webserie “Contos Contemporâneos” a escolha do nome alicerçou-se no objetivo do trabalho artístico proposto. Apresentar narrativas sobre mulheres pretas com suas múltiplas nuances e densidades. As “Iúnas”, donas de suas histórias, nos convidam para banhar-nos em suas águas negras, lugar de força, beleza e mistérios. Deste modo as artistas, Ayran Búfalo, Itana Santana, Kalú Santana e Zitta Carmo, oriundas de diversas regiões periféricas de Salvador compuseram o elenco, interpretando em três episódios realidades cotidianas, sob a ótica do simbólico artístico, que atravessam diariamente outras mulheres afro diaspóricas e suas comunidades, marcando e transformando suas trajetórias.

O quê: Estréia de “Iúnas”, 2° temporada da Websérie Contos Contemporâneos

Data: 14, 21 e 28 de março

Onde: @contos_contemporaneos (instagram)