A Rede celebra Samba no Largo da Banana, centenário do artista Pier Paolo Pasolini e muito mais

Texto e Imagem: Divulgação

Durante o mês de agosto, a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo vai promover uma agenda de atividades que compreende diferentes linhas artísticas, como música, cinema e poesia. A Rede é formada pela Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida. 

A programação inclui uma oficina de cinema com perspectiva crítica e decolonial; a celebração do centenário do cineasta Pier Paolo Pasolini, composta por um ciclo de exibições comentadas de três de seus filmes; e um curso sobre as várias contribuições do artista, que também era ensaísta, crítico e dramaturgo. Além de uma visita ao Largo da Banana, lugar considerado o berço do samba paulistano. Algumas atividades precisam de inscrição. 

Casa Guilherme de Almeida 

Nas quartas-feiras de agosto, das 19h às 21h, o museu Casa Guilherme de Almeida realiza o Quilombocinema, atividade ministrada por Tatiana Carvalho Costa, professora no curso de Cinema do Centro Universitário UNA, conselheira da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro e integrante do FICINE – Fórum Itinerante do Cinema Negro. A oficina tem como objetivo trazer uma abordagem crítica e decolonial do cinema, além de destacar marcadores teóricos negros presentes em obras como as de Maria Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento e Leda Maria Martins. A inscrição para a atividade já pode ser feita aqui. 

O museu-casa também realiza o curso Saramago: Olhares e Ficções, que vai acontecer todas as sextas-feiras, 5, 12, 19 e 26/08, das 19h às 21h. A atividade, movida pelo centenário do escritor em novembro deste ano, será conduzida por Ricardo Augusto de Lima, pós-doutor em Literatura pela Universidade Estadual de Londrina e doutor em Letras – Estudos Literários, com período sanduíche na Universitat de Barcelona. Ele pretende trazer uma discussão sobre os olhares lançados à realidade por José Saramago, e a forma do escritor trabalhar esses olhares em sua ficção. Para participar basta se inscrever aqui. 

Em homenagem aos 100 anos de nascimento do cineasta, poeta e dramaturgo Pier Paolo Pasolini, a Casa Guilherme de Almeida promoverá, a exibição da premiada obra do artista, a Trilogia da Vida. Em parceria com a Versátil Home Vídeo, a atividade será composta por filmes baseados em três grandes clássicos da literatura antiga, Decameron (1971), Os contos de Canterbury (1972) e As mil e uma noites (1974). Após as exibições, o crítico e curador Fernando Brito conversará sobre as obras com Erica Sarmet, roteirista, diretora e pesquisadora em audiovisual, Alzira Allegro, professora de Tradução e de Literaturas de Língua Inglesa na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e José Silvério Trevisan, roteirista, diretor de cinema e escritor, respectivamente. As sessões serão realizadas presencialmente, aos sábados, a partir das 15h30, no dia 06 de agosto, e a partir das 15h, nos dias 13 e 20 de agosto. Inscrições aqui. 

Casa das Rosas 

O museu Casa das Rosas retoma suas famosas sessões de cinema ao ar livre no espaço do jardim, com filmes raros e inéditos no Brasil, projetados em alta qualidade. A atividade Jardim Paradiso: Raros e Inéditos em 16 mm parte de um projeto idealizado pela Cine 16, que tem a missão de contribuir com a difusão da história do cinema a partir de aspectos sensoriais e materiais, além de divulgar filmes que normalmente são pouco lembrados. 

Nesta primeira sessão, que acontecerá no dia 6 de agosto, sábado, às 19h, será exibido o filme O inferno de Stalingrado, de Frank Wisbar. O filme será projetado a partir de uma cópia em 16mm, proveniente dos Estados Unidos e inédita no Brasil. Antes da exibição, acontecerá uma conversa com Alex Brasil, integrante da Cine 16, e Donny Correia, doutor em Estética e História da Arte pela USP e crítico de cinema. Não há necessidade de inscrição. 

Dando continuidade à comemoração de 100 anos do cineasta Pasolini, a Casa das Rosas também terá uma atividade voltada para o artista. O curso Pier Paolo Pasolini: De 1922 até os nossos dias, será ministrado por Valentina Cantori, tradutora, Doutora em Letras pela Universidade de Macerata e Universidade Hebraica de Jerusalém, desenvolve um projeto de pós-doutorado sobre literatura italiana e judaísmo na USP. A atividade, que vai acontecer todas às terças-feiras de agosto, das 19h às 21h, pretende mostrar o caráter múltiplo da obra de Pasolini, que abrange desde a poesia até as diversas linguagens da arte. Os interessados podem se inscrever no link. 

Neste mês também acontece o bate-papo Sinestesia – Poesia Digital: Experiências e Projeções, na quinta-feira, 11 de agosto, às 19h. Sinestesia é um programa do Centro de Referência Haroldo de Campos que busca conectar poesia, música contemporânea, vídeo e performance, e nesta edição abordará a poesia digital a partir da perspectiva de Fábio Fon, artista multimídia, designer digital, pesquisador em arte e tecnologia, que falará sobre territórios fronteiriços entre a poesia digital e arte na internet. A atividade será mediada por Júlio Mendonça. Inscrições aqui

Casa Mário de Andrade

Em agosto, o museu Casa Mário de Andrade traz o curso Modernismo(s) no Brasil: Cultura, Política e Sociedade em inícios do século XX, que pretende abordar dimensões políticas e sociais das décadas de 1920 a 1940, com foco nas questões relacionadas à produção artística e cultural no Brasil neste período. Serão quatro encontros às quartas-feiras, das 19h às 21h. Para se inscrever basta acessar o link

A Casa Mário de Andrade promove também duas atividades que buscam reforçar elementos da cultura afro presentes na história de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Uma delas é a visita temática Fragmentação da Vida na Metrópole: Barra Funda, de Bairro a Cidade, na quarta-feira, 17/08, a partir das 14h, com o objetivo de mostrar a região como um importante local de sociabilidade negra, tendo organizações importantes ligadas, fundamentalmente, ao futebol e ao carnaval. A visita presencial pretende trazer esses aspectos atrelados à obra de Mário de Andrade e à casa onde ele viveu na Barra Funda, para onde se mudou com a família em 1921 e onde está localizado o museu. Para participar da atividade é só se inscrever no link

A segunda atividade sob a mesma temática é uma visita ao Largo da Banana 一 lugar considerado berço do samba paulistano. Durante a caminhada os participantes acompanharão uma conversa entre o Mestre Griô e pedagogo Marquinhos Simplício, de capoeira e tiririca, e Symone Tobias, atuante no samba desde os anos 1970, filha do Comandante Tuba e neta do sambista Inocêncio Tobias, que falarão sobre a importância do reconhecimento público de espaços de memória representativos do surgimento do samba na cidade. O Samba no Largo da Banana: Memória, Negritude e a Barra Funda  一 atividade que integra a programação da Jornada do Patrimônio 2022 一 acontece no dia 20 de agosto, das 16h às 18h, e o link para inscrição está disponível aqui. 

Acompanhe a agenda completa da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e é gerenciada em parceria com a Poiesis.


SERVIÇO

CASA GUILHERME DE ALMEIDA 

Oficina

QUILOMBOCINEMA

Com Tatiana Carvalho Costa

Quartas-feiras, 3, 10, 16 de 24 de agosto, das 19h às 21h

Atividade realizada virtualmente pela plataforma Zoom. 

Inscrições aqui – prazo: 02/08
350 vagas 

Curso

SARAMAGO: OLHARES E FICÇÕES
Com Ricardo Augusto de Lima
Sextas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, das 19h às 21h

Atividade realizada virtualmente pela plataforma Zoom.

Inscrições aqui – prazo: 04/08

350 vagas

Cinema/ Ciclo de filmes comentados

100 ANOS DE PASOLINI: Sessão Versátil Especial

Sábados, 6, às 15h30, e 13 e 20 de julho, às 15h

Atividade presencial na Sala Cinematographos do Anexo da Casa Guilherme de Almeida. Também haverá transmissão por meio do canal do YouTube do museu.

Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1943, Perdizes.

Inscrições aqui – prazo: até um dia antes de cada exibição

Vagas: 30

Museu – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu. 
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou  +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

CASA DAS ROSAS 

Cinema 

JARDIM PARADISO: RAROS E INÉDITOS EM 16MM

Com Alex Brasil e Donny Correia

Sábados, 6 de agosto e 10 de setembro, às 19h

Atividade realizada presencialmente no Jardim da Casa das Rosas, sem necessidade de inscrição. 

Exibição de O Inferno de Stalingrado 

Direção: Frank Wisbar | Elenco: Joachim Hansen, Wilhelm Borchert, Wolfgang Preiss

Duração: 93 min

Curso 

PIER PAOLO PASOLINI: DE 1922 ATÉ OS NOSSOS DIAS 

Com Valentina Cantori

Terças-feiras, 9, 16, 23 e 30 de agosto, das 19h às 21h

Atividade realizada virtualmente, pelo Zoom.

Inscrições aqui – prazo: 10/08

Vagas: 250

Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem de 75% dos encontros. 

Mesa de Conversa

POESIA DIGITAL: EXPERIÊNCIAS E PROJEÇÕES

Com Fábio Fon 

Mediação: Julio Mendonça

Quinta-feira, 11 de agosto, às 19h

Atividade realizada virtualmente por meio da plataforma Zoom 

Inscrições aqui – prazo: 11/08

Vagas: 250

Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem de 75% dos encontros.

A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP

Programação gratuita

CASA MÁRIO DE ANDRADE 

Curso

MODERNISMO(S) NO BRASIL: CULTURA, POLÍTICA E SOCIEDADE EM INÍCIOS DO SÉCULO XX 

Com Rodrigo Estramanho de Almeida

Quartas-feiras, 10, 17, 24 e 31 de agosto, das 19h às 21h

Atividade realizada virtualmente via Zoom 

Inscrições aqui – prazo: 10/08

Vagas: 300

Visita temática 

FRAGMENTAÇÃO DA VIDA NA METRÓPOLE: BARRA FUNDA, DE BAIRRO A CIDADE
Com Núcleo de Ação Educativa
Quarta-feira, 17 de agosto, às 14h

Atividade presencial na Casa Mário de Andrade

Inscrições aqui – prazo: 17/08

Vagas: 10


Evento Especial / Jornada do Patrimônio

RODA DE CONVERSA 

SAMBA NO LARGO DA BANANA: MEMÓRIA, NEGRITUDE E A BARRA FUNDA 

Com Mestre Marquinhos e Symone Tobias

Mediação: Marcelo Tupinambá Leandro e Fernanda Lé

Sábado, 20 de agosto, das 16h às 18h

Atividade presencial 

Endereço de partida: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda

Inscrições aqui