O espetáculo tem estréia prevista para dezembro e será gravado em Salvador

Por Patrícia Rosa

Imagem: Magali Moraes

O stand-up baiano “Humor Negro”, ganhará as telas dos streamings com exibição simultânea nos canais Multishow e na plataforma Globoplay. O espetáculo será gravado no Teatro Vila Velha, em Salvador (BA) e conta no seu elenco com comediantes como Maíra Azevedo, conhecida como “Tia Má”; Sullivan Bispo, João Pimenta, Jhordan Matheus, Niny Magalhães e Evaldo Macarrão. A peça é dirigida por Rodrigo França e roteirizada por Renata Sofia e Jhonatan Marques. 

A idealizadora do projeto, a  jornalista baiana Val Benvindo (32),  explica que o título “humor negro” foi escolhido para ressignificar a expressão, usada comumente de uma forma racista. “Para mim e para muita gente, o humor negro é o que é feito por gente preta. Por trabalhar muito com o humor e ver as pessoas usando ‘humor negro’ de uma forma pejorativa, eu queria ressignificar isso.”

Val conta que as referências negras que teve na infância ajudaram no seu caminho e no qiue virou uma missão de vida. “Desde muito nova, olhar para a televisão, me reconhecer, achar pessoas pretas igual a mim sempre foi importante. Toda vez que eu via pessoas pretas contracenando, como Dona Chica Xavier, Taís Araújo, Lázaro Ramos, eu ficava muito feliz.”O sonho da garota negra, que aos 11 anos de idade sonhava em ser jornalista, se torna realidade e o espetáculo “Humor negro” chega ao público em formato híbrido. A peça contará com apresentações de stand-up comedy casando com cenas e retratos da vida real dos artistas, incluindo situações absurdas e inusitadas vividas nos bastidores. A gravação será fechada para convidados e a estreia do espetáculo  está prevista para dezembro.