Universidade Federal de Santa Maria abre seleção de textos para projeto literário contra o racismo universitário no Brasil

Por Karla Souza

Imagem: Freepik

A Universidade Federal de Santa Maria abriu chamada pública para publicação de textos originais e participação na comissão colaborativa do livro “Nossas Histórias, Versos de Nós”. O projeto, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pela acadêmica Diuly Cardoso, sob orientação do professor Jean Rossi, na graduação em Comunicação Social – Produção Editorial, busca selecionar textos de autores(as) autodeclarados negros(as) ou indígenas. 

As inscrições podem ser realizadas até 20 de novembro, via formulários virtuais. O objetivo é proporcionar um espaço para que escritores compartilhem suas experiências e vivências em relação ao racismo dentro do sistema universitário brasileiro.

Chamada para participação na comissão 

O projeto selecionará oito candidatos voluntários para a comissão da obra, os quais devem ser da área de Ciências Sociais e Humanas (Letras, Produção Editorial, História e Sociologia) ou áreas correlatas. Os selecionados terão a responsabilidade de integrar a equipe editorial na escolha dos textos que farão parte do projeto experimental de TCC.

É necessário que os candidatos enviem um breve currículo destacando suas experiências em aspectos sociais relacionados ao racismo, revisão de textos, leitura crítica e/ou organização de coletâneas. Além disso, é preciso incluir uma descrição pessoal sobre a relação com a temática do projeto.

Em caso de empate, critérios como autodeclaração racial e formação na área de Ciências Sociais e Humanas, ou áreas correlatas, serão considerados. Na fase inicial, os selecionados estarão envolvidos em todas as etapas do processo editorial, desde a leitura e avaliação dos textos até a revisão conforme a norma culta padrão da língua portuguesa. A ênfase está na garantia de que os textos abordem de maneira profunda a temática do racismo nas universidades brasileiras.

Confira o edital e o formulário de inscrições.


Chamada para publicação de textos

Serão aceitos originais inéditos nas categorias de conto, prosa ou poesia, todos com um foco literário. É estritamente proibida a submissão de trabalhos vinculados a outras editoras ou empresas através de contratos de cessão de direitos.

Aqueles que apresentarem interesse devem seguir as instruções presentes nos modelos de templates disponíveis no projeto. A submissão ocorre através do formulário eletrônico, e tem a especificidade de ser destinada a maiores de 18 anos. Cada autor pode submeter até três originais, e o recebimento e processo de avaliação serão comunicados por e-mail.

Os originais passarão por uma triagem interna seguida de uma avaliação realizada pela comissão do projeto. Após essa etapa, os autores serão informados sobre os pareceres, permitindo ajustes, se necessário. A revisão ortográfica e gramatical será realizada pela equipe de preparação e revisão textual.

Em caso de dúvidas, a equipe editorial está disponível pelo e-mail projetoversosdenos@gmail.com.Acesse aqui a chamada.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *