Por Andressa Franco

Imagem: Todd Williamson

Na noite da última quarta-feira (11) foi transmitida a cerimônia do Globo de Ouro, premiando atores e atrizes por produções do cinema e da televisão. Angela Basset, intérprete da Rainha Ramonda na série de filmes da Marvel Pantera Negra, levou uma estatueta para casa, sendo a primeira a conquistar uma vitória de atuação para o estúdio.

O prêmio veio pela atuação de Angela em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, último filme da Fase 4 da Marvel Studios. O longa precisou ter seu enredo completamente reformulado depois da morte de Chadwick Boseman, que interpretava o herói, em agosto de 2020.

A atriz e cantora de 64 anos estava disputando na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

O primeiro filme de Pantera Negra, lançado em 2018, conquistou alguns Oscars, como Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Além disso, em 2019 o elenco levou o prêmio SAG na categoria de melhor conjunto. Ainda assim, Angela fez história como a primeira atriz (ou ator) a receber um prêmio nas categorias principais de atuação para a Marvel.

Em seu discurso, ela agradeceu o diretor Ryan Coogler, Kevin Feige e sua “família Marvel”. Falou também sobre o sentimento de luto e cura que atravessou a produção com a partida de Chadwick Boseman, até então protagonista da saga.

“Nós amamos e nos curamos e fomos cercados todos os dias pela luz e pelo espírito de Chadwick Boseman. Temos alegria em saber que esta saga histórica do Pantera Negra, pela qual ele ajudou a nos liderar, faz parte de seu legado”, disse.

Essa foi a segunda indicação de Angela ao Globo de Ouro em sua carreira. A primeira foi em 1994, como Melhor Atriz em Comédia ou Musical na cerimônia de 1994, por Tina – A Verdadeira História de Tina Turner. E ela também levou a estatueta para casa.

Em alguns cinemas brasileiros, Pantera Negra Wakanda Para Sempre ainda está em cartaz. Mas a chegada do longa ao catálogo do Disney+ está prevista para 1º de fevereiro.