Com a temática “Meu Quilombo: um encontro precioso”, o evento ressalta a importância de reconhecer o Subúrbio de Salvador como um território remanescente de aldeia e quilombo
Texto: Divulgação
Imagem: Pólen Acácio
Neste sábado (24), o QUIAL Tubarão realiza a mostra fotográfica “9 Anos Fazendo Careta”, no bairro de Paripe, Salvador (BA). A exposição, que é gratuita, pretende “mergulhar” na história da Festa das Caretas de Tubarão, com o objetivo de celebrar décadas de folia e tradições no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A Festa das Caretas representa um encontro de arte, educação e resistência, resgatando a essência dos antigos carnavais e fortalecendo a cultura local. Este ano, o tema “Meu Quilombo: um encontro precioso” destaca a importância de reconhecer o Subúrbio de Salvador como um território remanescente de aldeia e quilombo.
Esta edição da festa conta com uma programação diversificada, incluindo oficinas, vivências com o grupo paraibano Seu Zé Quer Côco, apresentações do grupo 100% Afroindígena, entre outras atividades.
A exposição também irá recolher alimentos para cestas básicas, que serão distribuídas durante o evento.
O projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com apoio financeiro da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Após a inauguração, a exposição estará disponível para grupos mediante agendamento e taxa de atendimento. Escolas, coletivos e outras entidades interessadas podem entrar em contato através do número (71) 99277-0359.
Leia também: