Da Redação

Imagem: Eduardo Kanapp

Profissionais da comunicação, estudantes, professores da área e público em geral são convidados (as) para participar da palestra “A rotina crítica de uma Ombudsman”, com Flávia Lima, do jornal Folha de São Paulo. O evento é gratuito e será 28/04, às 17hs com transmissão ao vivo através do canal do DCH III-UNEB no Youtube.

Como parte das atividades da disciplina Ética e Legislação, ministrada pela Drª Márcia Guena, docente do curso de Jornalismo em Multimeios da UNEB – Juazeiro (BA), a palestra é uma realização do Colegiado do Curso de Jornalismo em Multimeios (DCH III-UNEB), juntamente com o Instituto Mídia Étnica e Revista Afirmativa. Além desses canais, outras parcerias institucionais são: Portal Correio Nagô; curso de Rádio e TV da UNEB – Conceição do Coité (BA); cursos de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, Universidade Católica de Salvador e Faculdade R.Sá; curso de Publicidade e Propaganda da UniBras-Juazeiro; Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRB.

Para a docente Márcia Guena o contexto atual é de crise da mídia com a profusão massiva de notícias falsas, por isso o evento é uma oportunidade para reflexão crítica das produções midiáticas. “Devemos refletir sobre o papel do Ombudsman numa perspectiva da crítica da notícia e como podemos recuperar, ou pelo ao menos nos nossos cursos de Jornalismo, mostrar quais os problemas da apuração das informações na mídia e suas consequências que são bastante funestas para vida social e política, já que a imprensa interfere na definição de rumos do país”, afirmou Márcia. A docente reforçou ainda a importância da diversidade de cursos de Comunicação apoiando o evento “Esses apoios são muito importantes para a disseminação da perspectiva crítica da mídia” ressaltou.

Flavia Lima tem formação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É ombudsman do jornal Folha de São Paulo desde maio de 2019; foi repórter de economia da Folha, do Valor Econômico e da Gazeta Mercantil. Trabalhou também na TV Bloomberg, como produtora e repórter e foi editora do site da Revista Dinheiro (Editora Três).

Para assistir a palestra não há necessidade de inscrição prévia, os participantes terão direito a certificado.