Mostra de filmes africanos em Pernambuco traz a cineasta francesa Rokhaya Diallo

Terceira Edição da Baobácine - Mostra de Filmes Africanos e da Diáspora de Pernambuco começa no dia 15 de janeiro, com a presença de Rokhaya Diallo, cineasta, jornalista e ativista antirracista na França.

Terceira Edição da Baobácine – Mostra de Filmes Africanos e da Diáspora de Pernambuco começa no dia 15 de janeiro, com a presença de Rokhaya Diallo, cineasta, jornalista e ativista antirracista na França.

Texto e Imagem: Divulgação

Entre os dias 15 e 18 de janeiro, Pernambuco recebe a Conexão Baobácine + Rokhaya Diallo – Brasil, França e Cinema Negro em Diáspora. O evento marca o início da Terceira Baobácine – Mostra de Filmes Africanos e da Diáspora de Pernambuco e traz uma programação que inclui exibição de filmes, encontro com organizações e personalidades do movimento negro do estado e debates com a cineasta Rokhaya Diallo e Leonard Cortana, um dos curadores da Terceira Baobácine. O principal objetivo é promover um intercâmbio entre as práticas antirracistas dentro e fora do audiovisual negro do Brasil e da França.

A programação começa em Caruaru, no Agreste pernambucano. No dia 15, a partir das 19h, haverá exibição do documentário Steps to Liberty e roda de conversa com organizações e ativistas do movimento negro do município, na Casa Cultural Respira. No dia 16, outros dois filmes da diretora estarão em cartaz no Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru) – Acting while black: blackness on French screens e Bootyful. Após a sessão, acontecerá outro debate com Rokhaya Diallo, Leonard Cortana e o público em geral.

No Recife, a programação se inicia no dia 17 de janeiro com um encontro direcionado a organizações e ativistas do movimento negro da cidade. O evento acontece às 19h, no auditório da Aliança Francesa do Derby. No dia seguinte, 18, a partir das 18h, serão exibidos no Cinema da Fundação do Derby Bootyful, Steps to Liberty e Acting while black : blackness on French screens. Em seguida, a cineasta e o curador conversam com o público.

Rokhaya Diallo

Rokhaya Diallo é uma jornalista, escritora e cineasta francesa premiada e amplamente reconhecida pelo seu trabalho em prol da igualdade racial. Criada nos bairros operários de Paris, é considerada pelo The New York Times uma das principais ativistas do antirracismo da França. Hoje, soma mais de 500 mil seguidores em suas redes sociais, e escreve artigos para jornais internacioanis como The Washington Post e The Guardian. Além de realizar filmes, Rokhaya apresentou programas de rádio e televisão, escreveu vários livros e artigos e participa regularmente de conferências por todo o mundo.

Toda a programação é gratuita e está sujeita à lotação dos espaços. A Conexão Baobácine + Rokhaya Diallo é o primeiro momento da Terceira Baobácine, cuja curadoria é assinada pela produtora, pesquisadora e professora pernambucana Ludimilla Carvalho e Leonard Cortana, pesquisador, realizador francês e doutorando em Cinema e Direitos Humanos da Universidade de Nova Iorque. A Baobácine tem incentivo do Funcultura e da Embaixada da França e parceria com a Aliança Francesa e a Cinemateca da Maison de France.

Programação

15/01 (segunda-feira) 19h, Casa Cultural Respira

Encontro com o movimento negro de Caruaru e exibição de Steps to Liberty

16/01 (terça-feira), 19h, Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru)

Exibição de Acting while black: blackness on French screens, Bootyful e debate com Rokhaya Diallo e Leonard Cortana

17/01 (quarta-feira), 19h, Auditório da Aliança Francesa

Encontro com lideranças do Movimento Negro e trabalhadores negros do audiovisual do Recife

18/01 (quinta-feira), 18h, Cinema da Fundação Joaquim Nabuco Derby

Exibição dos filmes Bootyful e Steps to Liberty

18/01 (quinta-feira),19h, Cinema da Fundação Joaquim Nabuco Derby

Exibição do filme Acting while black : blackness on French screens e debate com Rokhaya Diallo e Leonard Cortana

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *