Texto e Imagem: Divulgação

A deputada baiana Olívia Santana, uma das mulheres negras pioneiras na ocupação de cargos públicos, compartilha mais de 35 anos de trajetória nas lutas sociais com a publicação de seu primeiro livro: Mulher Preta na Política. Realizado em parceria com a editora Malê, o evento de lançamento do livro em Salvador (BA), acontece na Casa Mulher com a Palavra, no Instituto Goethe, no dia 25 de Julho – data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

O livro já foi lançado no dia 8 de julho, no Festival Latinidades, no anexo do Museu Nacional em Brasília, e no Rio de Janeiro, no último sábado (15).

Primeira deputada preta eleita na Assembleia Legislativa da Bahia, onde exerce o segundo mandato, Olívia ingressou no poder legislativo aos 37 anos, quando foi eleita vereadora de Salvador, em 2003. Foi Secretária de Educação e Cultura de Salvador, e pelo Estado da Bahia, atuou nas Secretarias de Política para Mulheres e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Em 1988, ano em que a Constituição Federal foi aprovada como um novo marco democrático no Brasil, Olívia se elegia vice-presidenta do Diretório Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi na Faculdade de Educação que se encantou pela pedagogia do oprimido de Paulo Freire, que acessou os estudos marxistas sobre a estrutura das classes e também, a partir da experiência universitária, conheceu organizações partidárias e dos movimentos negros e de mulheres. “Imaginem o que faz uma universidade na cabeça de uma faxineira, favelada e inquieta”, escreve na introdução do livro.

SERVIÇO

O QUÊ? Lançamento do primeiro livro de Olívia Santana: Mulher Preta na Política

QUANDO? 25 de julho

ONDE? Salvador – Casa Mulher com a Palavra – ICBA