O concurso fica aberto até o dia 20 de setembro, o  valor das premiações será de R$30 mil.

Por Patrícia Rosa

Imagem: Divulgação

A Fundação Palmares abriu inscrições para o Prêmio Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista. A ação tem o objetivo de fomentar o debate e a reflexão sobre questões raciais, culturais e sociais presentes nas obras afrofuturistas.  Outro objetivo é o de promover a inclusão, diversidade e estimular a produção literária do Brasil.

O concurso fica aberto até o dia 20 de setembro e irá premiar três obras. O  valor do prêmio será de R$ 30 mil. Cada escritor poderá concorrer com uma única obra, com no mínimo 29 páginas, sem contar entre a capa e a folha de rosto. As produções devem ser inéditas e abordar o gênero afrofuturista valorizando a cultura afro-brasileira. As propostas não precisam abordar a vida da escritora Conceição Evaristo .

Para concorrer, os candidatos devem preencher o formulário  e adicionar arquivos como as cópias dos documentos, livro, em formato PDF e  uma declaração anti plágio. Os autores devem ser brasileiros ou naturalizados, para os menores de  18 anos,  será necessário enviar a autorização de participação assinada por seu responsável legal.
Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma escritora negra de Belo Horizonte(MG), nasceu em 1946. A romancista e poetisa se formou em Letras  na  Universidade Federal do Rio de Janeiro(ufrj), e é mestra em Literatura pela PUC/RJ, ela é autora de importantes obras, como Ponciá Vicêncio (2003),   Becos da Memória (2006) e Becos da Memória. (2006). A consagrada Evaristo já foi premiada na categoria Contos e Crônicas  do  prêmio Jabuti de Literatura de 2015, prêmio Cláudia, na categoria cultura em 2017 e o prêmio de Literatura,  do Governo do Estado de Minas Gerais também em 2017.