Em defesa da previdência social e da educação pública de qualidade. Contra a reforma trabalhista. Ele não! Contra o fascismo. Contra o Golpe. O tal do gigante que acordou em 2013, tomou uma paulada, dormiu de novo, e tome mais arrocho na peãozada. Caras pintadas. Em defesa da Democracia, sempre! Mas…

Viiiixe, que cansa mesmo acompanhar e entender todos os episódios dessa série dramática que é a política no Brasil. E diferente da novela das 8, não tem final feliz pra geral. Investir na desinformação da população é a principal estratégia da branquitude conservadora que deseja se manter no poder explorando as populações negras e pobres.

Entre direita e esquerda, que horas que pensamos num modelo político em que os saberes de todo o conjunto cultural e racial da população brasileira seja contemplada? E quem mais que nós, negrxs e indígenas representa a luta histórica por direitos, igualdade e liberdade? E esse caô de minoria social, dá mais não! Sempre fomos e sempre seremos a maioria da população, maioria silenciada, maioria violada. Lélia Gonzalez e tantas anônimas guerreiras brasileiras nos ensinaram.

Mas a real é que queremos sim falar de política, mas não do lugar de quem é recrutadx para votar nos capas brancos, de quem é chamado pra lotar as manifestações e passeatas. Estamos no jogo e queremos dá as cartas. No xadrez, somos os peões e queremos derrubar o rei, a rainha, pensar em outras formas coletivas e igualitárias de fazer política.

Neste sentido, pensando em debater política institucional no Brasil, pela perspectiva da maioria da população brasileira, nós da Revista Afirmativa, em parceria com a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, estamos lançando a série: Reforma Política, e Nós Com Isso!?

Realizaremos um webnário para tratar do tema, divulgaremos a data em breve e geral pode participar, falar, tirar dúvida. Além disso, teremos ainda cinco reportagens com os Temas: Reforma Política, e Nós Com Isso!?; Ensino religioso e laicidade do Estado; Pelo direito a Saúde Pública, em defesa do SUS ; Mulheres Negras e Participação Política ; e Direito à comunicação.

Acompanhem, participem, divulguem e soltem o verbo.

Coordenação editorial: Alane Reis.

Reportagem: Alex Hercog, Bruna Rocha, Caroline Magalhães, Jonas Pinheiro, Mariana Gomes.

Gestão de redes: Alane Reis, Jonas Pinheiro, Patrícia Rosa.

Ilustração: Annie Ganzala.

Arte gráfica: Poliana Silva.

 

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA AS MATÉRIAS