Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Salvador recebe pela primeira vez Festival Internacional do Audiovisual Negro com tema “Transatlanticidade”

Pela primeira vez, Salvador (BA) vai sediar o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (Fianb), que vai integrar a programação do Novembro Salvador Capital Afro.

Da Redação

Imagem: Divulgação

Pela primeira vez, Salvador (BA) vai sediar o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (Fianb), que vai integrar a programação do Novembro Salvador Capital Afro. O evento cultural e cinematográfico, que já teve quatro edições em São Paulo, acontece entre os dias 21 e 26 de novembro.

A programação inclui mesas de discussão e mostras audiovisuais abertas ao público, que serão espalhadas por diversos pontos da capital baiana. Serão utilizados os espaços Boca de Brasa do Subúrbio e de Cajazeiras, o Cine Glauber Rocha, o Cinema do MAM e o CineSercla de Cajazeiras.

Transatlanticidade

O tema central desta edição é “Transatlanticidade”, conceito cunhado pela historiadora negra Maria Beatriz Nascimento. O festival, que nasceu em São Paulo, em 2016, visa promover um diálogo entre as diásporas Afro-atlânticas, sobretudo as Américas e o Caribe, e a África, a partir da distribuição e exibição audiovisual.

Pesquisadores de todo o país irão compor as mesas de discussão sobre as obras de Beatriz do Nascimento, bem como a história e desenvolvimento do Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (FESPACO), maior festival de cinema da África.

As exibições de filmes nacionais e internacionais, incluem ainda sessões especiais para crianças, programadas pela mostra Kilombinho.

O festival promoverá uma extensão do Encontro Nacional de Eventos de Audiovisual Negro, em parceria com o evento Políticas do Olhar, realizado pelo Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE). Este ano, o Fianb também será realizado em São Paulo (SP) e em Belém (PA). 

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress