EGBÉ e MIMB – A importância dos espaços de difusão do cinema negro no Nordeste

A produção cinematográfica de diretoras(es) negras e negros tem crescido exponencialmente no Brasil nas últimas décadas, redesenhando o cenário da cinematografia nacional hegemônica, marcada por segregações, apagamentos, invisibilidades e estereótipos. Os filmes produzidos por profissionais negros, de um lado, têm oferecido novos estilos de abordagem e outras

Pernambuco estimula o Nordeste inteiro a votar em Mulheres Negras nessas Eleições

Participação política é tema das movimentações sociais negras há muito tempo.  Abdias do Nascimento, Lélia Gonzalez, Carlos Alberto de Oliveira (autor da Lei Caó, que tornou o racismo inafiançável), Leci Brandão, Benedita da Silva são os atores mais simbólicos quando o assunto é população negra e política partidária.

Empreendedorismo na escola como discurso aliado da Necropolítica

A constituição histórica da Educação Formal no Brasil se deu sempre através de disputas de diversas e divergentes concepções, o que se dá dentro das mudanças políticas e estruturais pelas quais as relações sociais também se moldam e que infere a impossibilidade de separar, por exemplo, a Educação da Economia. A partir dessa constatação tomo como

Sonho Americano Pra Quem?

Hollywood fez um trabalho excepcional na difusão de uma “cultura americana” e do sonho americano (american dream) em muitos lugares do mundo. A utilização do cinema como forma de persuasão e projeção cultural serviu não só para silenciar as desigualdades do país, como também para tentar atrair pessoas para “a terra das oportunidades”. Discursos como este

Racismo e os não lugares da corporeidade preta

O conceito de lugar pode transcender os aspectos geográficos. O antropólogo francês Marc Augé inseriu em sua obra, “Não-Lugares”, uma ideia de que estes seriam os espaços (intercambiáveis) e onde os seres humanos permaneceriam no anonimato. Parece ser algo paradigmático o fato de pensar que esse conceito de “não lugar”, pode estar intimamente

E eu não sou uma mulher? Nós, mulheres pretas, não aceitamos as suas migalhas de afeto

Na língua portuguesa o sujeito oculto é aquele que aparece implicitamente nas orações. Seriamos nós, mulher negras, as sujeitas ocultas que nunca ou frequentemente não aparecem nos espaços sociais quanto o assunto é afeto? A abolicionista e defensora dos direitos das mulheres, Sojourner Truth, já denunciava sua revolta sobre as ausências de
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